Parsifal


Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto.

Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu.

A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins.

Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho.

O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso.

O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo.

Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Comentários

  1. Lindo seu nascimento meu querido amigo!!!! saudades dos tempo que a jantares lhe escutava as histórias, lembraças boas!!!! forete abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jessica,

    Obrigado. Uma abraço a você. Ann manda um abraço também.

    ResponderExcluir
  3. Dia em que a lua iluminava este grande momento que o Pará hoje orgulha-se em ter este cidadão do bem chamado Parsifal Pontes.
    Meu caro quando o JB (PMDB) irá lançar sua candidatura para governo do Estado só no dia 30 de junho?...aceite este desafio, tucuruí não irá perder um filho ilustre, mas o Pará irá ganhar muito, precisamos de pessoas inteligentes e experientes.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse....

    Que grande idéia, ter a frente do governo uma pessoa como Parsifal Pontes.Capacidade e inteligência não lhe faltam. O trabalho seria grande para corrigir as atrocidades cometidas por este governo. Que gente BURRA esta a frente do nosso Grande Estado, "è uma vergonha". Parsifal não acredito que o PMDB possa apoiar esta mulher ao governo,o Povo do Pará não suporta mais, será uma grande decepção. SOCORRO!!!!!!!!
    Repasse essa informação ao Jader não queremos acreditar nessa possibilidade. acho que o PMDB vai rachar. Parabéns pela sua atuação no Parlamento Paraense.

    ResponderExcluir
  5. Deputado PARSIFAL, fiquei emocionado com seu lindo relato...poís como V.Exa.. também sou do interior e tanto eu como meus irmãos nascemos, em casa, e isso me fez recordar momentos inesquecíveis para mim, quando as crianças ficavam quietinhas na sala, esperando o chorinho do irmãozinho que estava chegando...Parabéns, sou funcionária da Assembléia, e saiba, tenho admiração por sua postura, que defende a todos indepente de partido político...SUCESSO.

    ResponderExcluir
  6. Grande Parsifal.. Lembro como se fosse ontem da história que a Dona Dulce nos contava em relação ao prefeito dela. Prefeito no qual ela votou enquanto viva, até mesmo após a paralisia do lado esquerdo do corpo e a amputação de sua perna direita. Dona Dulce fazia questão de ir de cadeira de rodas até sua sessão eleitoral para votar no homem o qual ela amamentou durante um determinado período. Salvo engano devido a sua mãe não possuir leite em suas mamas. Dizia ela: Era tua mãe (Solange Botelho)de um lado e o "Parsi" de outro. Enfim, o fato é que hoje temos um homem extremamente inteligente e coerente em suas palavras e versos. Homem que foi prefeito de minha cidade natal (Tucuruí) quando eu ainda era um menino. Homem este que hoje está onde está por méritos individuais, pois recordo que a vida no final dos anos 50, quando nasceste, era difícil.
    Homem o qual estendeu as mãos a minha mãe quando ela precisou devido estar desempregada no ano de 2007.
    Tucuruí e o Pará tem um Homem de verdade no poder legislativo estadual.
    Parsifal, é uma grande satisfação de minha parte poder escrever para ti, sabendo que com certeza "estenderá" esse "pequeno" relato em seu blog.
    Hoje estou com 27 anos, resido atualmente em Parauapebas, sou empregado de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale, mas quando tenho oportunidade de ir a Tucuruí e passo em frente à "Escola Municipal Profª Dulcimar Mesquita de Brito Botelho" me vem na cabeça a história sofrida da familia Brito Botelho naquelas épocas de "São Pedro de Alcobaça", e claro a superação de todos os tios e tias em buscar melhoras na qualidade de vida e vencer profissionalmente naquela época juntamente com a vó Dulce.
    Em nome da Família Brito Botelho, agradeço a homenagem concedida a mais ilustre das mulheres de Tucuruí em sua época, Professora Dulcimar Brito, ou simplesmente "Dona Dulce", e ainda, pelo esforço concentrado em auxiliar minha mãe no ano de 2007 junto à ELN para reaver o que era seu de direito, o emprego!
    Grande abraço e que Deus te proteja sempre.
    Paulo Danilo Brito Botelho
    danilobotelho@hotmail.com
    094-8117-5522 / 8806-6499

    ResponderExcluir
  7. Olá Danilo,

    Muito obrigado pelo depoimento. A professora Dulce faz parte da minha, e da nossa história de Tucuruí. Ela era bem mais que uma professora: foi uma mestra na mais completa tradução da palavra.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. parsifal, os brasileiros que se prezam pelas virtudes, a moral e a ética, gostariam de saber quem é este tal de lulinha, o maior latifundiário do sul/sudeste do estado do pará... que vergonha é ser brasileiro desta maneira...pois "nunca antes na história deste país" o filho de um proletariado chegaria a ser o maior comprador de fazendas e mais fazendas com porteiras fechadas no sul/sudeste do estado...

    ResponderExcluir
  9. Deputado, sou Ag. de Fiscalização de Trânsito do Detran, de tanto acessar seu blog e ver seus comentários, bem como ver depoimentos de pessoas enaltecendo seu caráter, passaei a admirá-lo. moro em Curuçá e gostaria que me enviasse material de sua campanha, pois vou votar no senhor e gostaria ajudá-lo em sua campanha.

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo. Obrigado pela ajuda que pretende me dar. No canto superior direito da página clique no ícone do envelope e me envie uma mensagem com o seu contato para que possamos ver como lhe faço chegar o material à mão.

    ResponderExcluir
  11. olá Deputado Parsifal..estou esperando o aviso..pra começar a caminha..com anossa familia 15 de tucurui..juntos rumo a vitoria..Parsifal.eu me espelho no senhor..pois minha admira.é tão..grande..que o conscidero como se fosse um pai..para mim...porq o meu eu não tive,a oportunidade de conhecer,.,,,um forte abraço..e que Deus nos abençõe.nesta jornada rumo a vitoria..um abraço pra tia ann.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo,

    Obrigado e um abraço. Em breve estaremos ai.

    ResponderExcluir
  13. Deputado ai vai uma mensagem..para refletir..

    A felicidade é o seu limite e o paraíso é você mesmo quem faz.
    •Adoro qe me iinvejem e me odeiiem .
    - Poiis . ngm inveja o feiio . nem odeiia o fraco .
    Eu faço as regras . ii você . ?... #)
    ...Você joga o meu jogo . ;)
    (Elielson Lisboa)

    vamos nessa juntos,,,rumo a vitoria...15.100 e juvenil 15.

    ResponderExcluir
  14. necessito o endereço de PARASOLO TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAÇÃO LTDA que fez um
    trabalho de terraplanagem em Novo Progresso,
    e que saiu uma reportagem em 12.04.10 sobre
    valores efetuado a obra,só que não está mais
    no Pará, me parece que está em Macapá no Amapá, e como faço para entrar em contato com eles? obrigado.Abraços.Neusa

    ResponderExcluir
  15. Olá Neusa,

    Infelizmente não tenho como lhe ajudar, pois não tenho o endereço da empresa.

    ResponderExcluir
  16. Sou filho de Tucurui, minha historia parece um pouco com a sua, Vssa. Exc. nunca fez nada por mim e nem pra minha familia, nós somos admirador seu, não somente minha familia mais o povo Tucuruiense e Região, crescir me espelhando em Vssa. Exc. como seu Pai foi mergulhador em busca da castanha do Pará, e com sua luta e garra Vssa. conseguir colher o bom fruto que plantou. Me espelhando em Vssa. Exc. ter estudado tempo todo em escola publica, eu gritei bem forte meu Deus vou conseguir, ele apontou dedo disse vai meu filho que a luz divina lhe acompanha, graça a o bom Deus, hoje sou formado em Adm, Pós em Consultoria execultiva em finanças, com a penas 25 anos de idade.

    Cada comisso seu eu estava alí de baixo do palanque em 1992, 2000, 2004 e 2006 e dia 21/08/10 estamos mais uma vez. Sucesso Deputado Pasifal de Jesus Pontes.
    Mais uma Fez estamos junto com vc.
    Eu Sou 15, nós somos 15.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado e parabéns a você, que também lutou, estudou e venceu.
    Um abraço a você e a sua familia.

    ResponderExcluir
  18. Prezado Deputado Parcifal Pontes,aqui é
    David de Xinguara-Pa,vê se ainda se lembra da conversa que tivemos lá em tucumã quando o Srº estava no hotel,não pude esta no comício,pq tive que voltar pra xinguara,a estrada de tucmã pra xinguara está um caos,más querido estou entrando em contato para dizer-te que hoje está aqui na cidade a Candidata Ana Júlia,queremos saber quando será que nosso Futuro governador irá vir aqui para fazermos um gigantesco comício,VOCÊ,JUVENIL,E JADER BARBALHO,Lembre-se estou trabalhando na sua campanha aqui na região com o Lessa,e vamos levar essa mais uma vez,abraços e Boa Noite.

    ResponderExcluir
  19. Olá Davi,

    Estaremos em Xinguara no próximo final de semana.

    ResponderExcluir
  20. Sua história é linda e isso é unânime . ... Adorei sua história pasifal, pois assim, podemos ficar concientes de que todos passam ...

    ResponderExcluir
  21. Nos confiamos em Deus e continuamos com você 15100.
    Seu amigo Nilton
    Opinião do povo pesquisa
    (91)8119-7380

    ResponderExcluir
  22. PARABENS PARSIFAL VC MERECE ESSA VITORIA O POVO DE JACUNDA ESTA COM VC NUNCA SE ESQUEÇA DE NOS DA FAMILIA 15 DE JACUNDA PARABENNNNNNNNNNS VC E SHOW.........

    ResponderExcluir
  23. Tiver o prazer de lhe conhecer nesta campanhar 2010,e apesar de ter lhe visto uma mera 2vezes notei o grande carater que vc tem pelas pessoas e principalmente sua familia admiro muito vc. Um homem q cuida da familia é capaz sim de cuida do meu estado e minha cidade de nascimento tucuruí.Trabalhei,defendir aquilo q acredito em relação a vc e principalmente votei 15100. Parabéns pela capanhar Parsifal pois soube q sua famila estava passando por uma perda grande e mesmo assim vc não os abandonou nem sua familia nem nós.Obrigada que em 2011 vc faça um bom mandato.
    tina

    ResponderExcluir
  24. Olá Tina,

    Obrigado pelo voto e pela confiança. Esforça-me-ei para fazer um bom mandato.

    ResponderExcluir
  25. Lindas histórias e a certeza de uma vida feliz!!
    O povo te abraça e te cheira...
    o povo gosta de vc , pq tens o cheiro da jaqueira, e vai mais longe... buscar o abraço das vizinhas da matinha,onde por lá passava a litorina...no maior alto astral lá vai o parsifal... rumo ao mangal, secretariando o pessoal. tomando cuias de mingual.
    Voa alto parsifal, pois éis magestral...
    quem te conheçe, não esqueçe. sabe pq? pq vc mereçe estar conosco nos arais e quermeces... Tu éis o PARSIFAL e não há outro igual.

    Parabéns pela vitoria e sucesso em sua caminhada, pois sabemos que éis filho daqui e que o povo te encontra logo ali... Filho de Tucurui.



    Seu amigo e eleitor CARLÃO de Tucurui.

    ResponderExcluir
  26. essa não é pra postar rsrsrsr


    Gostaria de obter o contato do jorge kadar, sei que ele é o cara na info e eu gostaria de obter uma dicas dele. eu estava trabalhando em castanhal com os filhos do zé adão, mais já estoudevolta a tucurui.

    lhe vi lá na produtora do zé, mais não deu pra lhe cumprimenta. eu estava trabalhando lá na parte de audio pro psb ( ademir.


    meu cel 91 8269 0693 94 8136 6338

    carlão de tucurui.

    ResponderExcluir
  27. Olá Carlão,

    O cel do Cadah é 8886-7800.

    ResponderExcluir
  28. Ronaldo Gomes14/10/2010, 18:42

    Olá deputado, já acompanho seu blog tem algum tempo. Gosto muito de seu discernimento. Da sua lógica. Só hoje tive a curiosidade de ver cuidadosamente seu perfil. Encantadora forma. Grande sensibilidade. É de um nortismo exuberante. Lindo mesmo. Novamente parabéns.

    ResponderExcluir
  29. "A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins"

    Deveria ter jogado com cordão e tudo tendro do rio.
    Iria fazer uma grande bem para a humanidade!!

    ResponderExcluir
  30. Deputado Parsifal, parabéns pela reeleição, vc merece, hoje lhe admiro muito mais, poís, como em meu depoimento anterior, observo sua postura ética, que busca o melhor para o Pará, indepente de partido. Sua postura de homem sério, nos acalenta a acreditar na política. Vá em frente amigo, a vitótia vem para quem merece. Que o Brasil, acorde para a verdade.....Abrs. Socorro.

    ResponderExcluir
  31. Caro Deputado, esses comentários devem ser de pessoas que nasceram para o fracasso e invejam os corajosos e vencedores....Sou irmã do Antonio Armando, e lhe admiro muito. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Olá Socorro,

    Muito obrigado. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  33. Doutor Parsifal parabéns por mais uma legislatura agraciada desta vez por vários eleitores espalhados neste Estado, mas gostaria de saber como será sua postura neste novo governo. Robson Lima Tucuruí.

    ResponderExcluir
  34. Olá Robson,

    Obrigado. A minha postura continuará sendo pela defesa dos interesses do Pará e do meu partido.

    ResponderExcluir
  35. Olá estou mt feliz pelo novo deputado,sou neta de raimundo ribeiro e filha de ademir lacerda,acho q deve lembrar,ja trabalhamos mt na eleição pra vc,sempre que precisar estaremos dispostos a ajudar.mande um abraço para sua esposa ann ,pois eu a admiro mt.

    ResponderExcluir
  36. Olá Priscila,

    Seu avô foi um dos maiores políticos de Tucuruí, se não o maior até hoje.
    Um abraço ao seu pai e família.
    Ann manda abraços também.

    Obrigado e Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  37. Dr. Parsifal, venho através do seu blog lhe pedir que ajude Tucuruí, esta cidade precisa muito dessa postura que vossa excelência mantém com muito vigor na ALEPA.

    Dr. Prasifal Tucuruí passa por um momento muito delicado, pois na TV passa uma coisa mais estamos vivendo outra.

    E É diante disto, sendo vossa excelência agora o único político filho de Tucuruí com poderes plíticos para intervir por nós.

    ResponderExcluir
  38. Olá Robson,

    A partir do ano que vem, quando tomo posse como deputado estadual novamente, adotarei a postura que pretendo colher junto à população do município de Tucuruí.
    Agradeço-lhe o contato.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  39. João Barbeiro06/12/2010, 19:56

    Dr. Parsifal Pontes, gostaria que o senhor entrasse em contato comigo quando estiveres em Tucuruí para conversamos pesoalmente, pois quero muito falar com o senhor. Um Forte Abraço do seu AMIGO João Barbeiro da família 15.

    ResponderExcluir
  40. Ronaldo Carvalho16/12/2010, 13:15

    Amigo Parsifal, aliás o único Parsifal com "S", como vc mesmo diz, aqui é o Ronaldo Carvalho, seu colega de Nazaré, das aulas de Matemática...lembra? Estou precisando falar com vc. Onde te encontro, velho amigo? (meu e-mail: ronaldopara@gmail.com).
    Feleicidads...

    ResponderExcluir
  41. Se apoderar da política para lapidar o pessoal não é leal, muito menos digno. Neste interin, cidadãos comuns transformando-se em grandes empresários, em pouco tempo,debilitam a credibilidade. Sabemos das esquinas por onde passamos, mas quando tememos, não contamos todas as histórias que por elas vivemos

    ResponderExcluir
  42. Queria saber qual é o segredo que certos políticos encontram na política,pois,para que em pouco tempo, passem de cidadãos comuns há grandes empresários? Será que são os cargos?
    -Já foi Vice-prefeito, Prefeito e Deputado Estadual. Imaginem quando chegar ao posto de Governador?
    -

    ResponderExcluir
  43. Caro amigo Parsifal,

    Admiro muito você, e tudo o que fez e faz pela nossa querida Tucuruí.
    Também tenho muita saudade da nossa infância em Tucuruí.
    Umgrande abraço e saudações,
    Da amiga Cilene Zanzim (filha da dna Maria das Dores).

    ResponderExcluir
  44. Olá Cilene,

    Um prazer muito grande ver você aqui. Como estás?
    A Tucuruí da nossa infância não mais existe, mas, as lembranças estão vivas em um livro de memórias que escrevo e pretendo lançar em breve. Alguns trechos estão publicados na aba "Memórias" aqui no blog.
    Um grande abraço a você e sua família.

    Parsifal

    ResponderExcluir
  45. Dr. Parsifal, venho através deste convida-lo para ser paraninfo dos Formandos dos Técnicos de Informatica 2011 do Instituto Federal do Pará-IFPA campus Tucuruí, pois a UNEST tem a honra de convidar Vossa Excelência para este importante momento que marca a vida de cada estudante e familiares que se farão presente nesta celebração. Um abraço e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  46. WEIDER BARROS04/03/2011, 14:57

    MEU CORAÇAO BATE 15 O SEU BATE 15 EO DO POVO DE TUCURUI BATE 15.ESPERAMOS VECE DE NOVO DR;ATELA.

    ResponderExcluir
  47. Caro Dep. Parsifal,
    Sou estudante de direito, oriundo de sua região tocantina e admiro muito seu estilo. Ajude-me a entender sobre cassação de diploma, registro e etc. Analisando a representação nº 458/2010 do MP contra o Deputado Estadual Hilton Aguiar, observei que o cidadão arrolado no mesmo processo já foi citado, notificado 3 X e, por último, o mesmo já foi intimado 3 X a apresentar defesa no prazo de 5 dias, nos termos da lei e até agora nada de resposta. Diante de tais fatos, responda-me o seguinte: 1) O que ocorrerá se o mesmo não apresentar defesa em tempo hábil junto a Justiça Eleitoral? 2) Em se tratando do Art. 41-A, de q forma será a execução? 3) Em caso de cassação, em quanto tempo o suplente assumirá a vaga? 4) E quem será o suplente q assumirá a vaga na Assembléia Legislativa? A vaga será do Partido ou da Coligação? Grato!

    ResponderExcluir
  48. A não apresentação de defesa no prazo legal signfica revelia e aceitação de todos os argumentos, de fato e de direito, arrolados na peça inicial. Não é crivel que o deputado perca o prazo, pois, quem perde o prazo está com mais da metade do caminho percorrido para perder a ação.
    No caso do 41-A a execução do Acórdão seria imediata, mas, na maioria dos casos, se a pessoa já exerce o mandato, é possível conseguir, em medida cautelar no Tribunal a quo, uma liminar para aguardar o transito em julgado no exercício do mandato.
    O STF tem determinado que assuma o suplente do Partido, mas, como as determinações se têm dado em sede de liminares, isto não tem repercussão geral e depende do Tribunal local. No caso do Pará, o TRE-PA, em resposta a consulta da ALEPA, respondeu que assume o suplente do Partido e não da Coligação.

    ResponderExcluir
  49. Obrigado deputado Parsifal, vc continua sendo, além de político, um grande professor... Só faltou responder as últimas indagações, ou seja: a)Em caso do Parlamentar(Hilton Aguiar) ter o registro cassado, a coligação perderá os votos? b) Em caso de perda, a coligação continua com 'quociente' eleitoral suficiente p/ manter a vaga? E quem assume nesse caso?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  50. A coligação não perderá os votos, pois o candidato já foi diplomado e empossado, não podendo mais haver novo calculo de coeficiente. Nestes casos ocorre a perda do mandato e a chamada do suplente.

    ResponderExcluir
  51. Domingas& Caetano/Tucuruí05/05/2011, 14:47

    olá dep. parsifal,parabéns acada dia por sua postura como parlamentar e que contribui para que nosso estado se desenvolva cada dia que passa. um grande abraço de seus amigos das campanhas eleitorais,seus eleitores e compranheiros de trabalhos da obras em tucuruí.Caetano e Domingas e um forte abraço para a nossa sempre deputada federal Ann pontes.

    ResponderExcluir
  52. Olá Domingas e Caetano,

    Obrigado e um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  53. Amigo e Dep. Parsifal, ao paginar seu blog deparei-me com uma situação interessante sobre cassação de mandato. Veja trecho de uma de suas respostas "... A não apresentação de defesa no prazo legal signfica revelia e aceitação de todos os argumentos, de fato e de direito, arrolados na peça inicial. Não é crivel que o deputado perca o prazo, pois, quem perde o prazo está com mais da metade do caminho percorrido para perder a ação..." O sr. dep. Hilton Aguiar foi citado, notificado, intimado por 3 vezes e, por último, foi intimado por meio de edital eletrônico do TSE/TRE e hj venceu o prazo... E agora dr.? O homem vai p guilhotina a revelia? Qual seu entendimento?

    ResponderExcluir
  54. Olá deputado Parsifal, kd a resposta... Foi sua a palavra, está inserida no blog e agora complete a resposta! Não é crível que v. Exª não queira responder, é apenas uma questão de direito. No aguardo!

    ResponderExcluir
  55. Desculpe, apenas agora percebi que não havia respondido.
    Claro que quem não se defende pode ser julgado à revelia e passam a ter efeitividade todos as acusações iniciais.
    Se as acusações culminam em perda de mandato é outra coisa. Não posso lhe responder pois não conheço o processo. E, mesmo depois de sentenciado, cabe recurso.

    ResponderExcluir
  56. PARA CONHECIMENTO DE V.Xª. SOU DE ITAITUBA E GOSTARIA DE SABER SE O MAIOR CASSADOR DE PREFEITO VAI SER CASSADO AGORA:
    PROCESSO: RP Nº 458 - Nº ÚNICO: 458.2011.614.0000
    REPRESENTANTE(S): MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
    REPRESENTADO:HILTON A. DE AGUIAR
    ADVOGADO: LUCIANA F. AKLEL FARES
    REPRESENTADO(S): JOSÉ PORTELA DE AZEVEDO
    ADVOGADO: ?
    RELATORA: JUÍZA VERA A. DE SOUZA
    ASSUNTO: REPRESENTAÇÃO - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - PEDIDO DE APLICAÇÃO DE MULTA - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO
    LOCALIZAÇÃO: CPRO-COORDENADORIA DE PROCESSAMENTO
    FASE ATUAL: 06/06/2011 09:00-Certidão

    Andamento Distribuição
    CPRO:06/06/2011, 09:00 Certidão de Publicação do Edital de Citação nº 2/2011, com prazo de 20 dias, contados da primeira publicação, que se deu em 16/05/2011, na edição nº 83/2011, pág. 7, do DJE-TRE/PA, de 13/05/2011 (disponibilização), citando o 2º representado, JOSÉ PORTELA DE AZEVEDO, para apresentar defesa nos termos do art. 22, I, a, da LC nº 64/90, sob pena de revelia. Referido Edital foi ainda disponibilizado nas Edições nºs 84 à 93/11, do DJE-TRE/PA, e afixado na sede TRE/PA dia 16/5/11, onde permaneceu por 15 dias.

    E AGORA DR? MESMO A REVELIA O MESMO PODE RECORRER NO FUTURO? JUSTIFIQUE, GRATA! MARIA SOARES

    ResponderExcluir
  57. Dr. Parsi, esse caso ora questionado é do Dep. Estadual Hilton Aguiar, de Itaituba, que deixou de apresentar defesa em tempo hábil. Não sei qual o motivo, mas é, no mínimo, estranho o parlamentar não apresentar defesa nesse processo. Acredito, que após julgamento à revel, fica difícil recorrer quando o mesmo perdeu todos os prazos estipulados pela Justiça Eleitoral para defender-se. É apenas a minha contribuição, sou ainda amador nessa questão, mas do pouco que entendo por REVELIA, esse parlamentar tá na guilhotina do TRE/PA...

    ResponderExcluir
  58. Após analisar o caso, em se tratando de revelia, o que está expresso claramente nos comentários, não caberá recurso caso o mesmo venha a ser condenado a perder o registro e o diploma... Trata-se de revelia... O direito não protege os que dormem!

    ResponderExcluir
  59. Vocês não conseguirão análises precisas a não ser com um advogado que tenha pleno conhecimento do processo. Análises e parecertes por resenhas e publicações judiciais não são aconselháveis.
    Quanto ao recurso. Não importa que a réu tenha sido condenado à revelia: cabe recurso em qualquuer hipótese e em qualquer sentença. Portanto, mesmo que o deputado seja condenado a perda de mandato, por revelia, ele pode recorrer e aguardar o resultado dos recursos.

    ResponderExcluir
  60. ja liii e relii sua historia de nascimento
    achei tão interessante que imprimi e dei pra alguns amigos.
    parabens pela criatividade,

    vc e o cara.

    ResponderExcluir
  61. GRANDE PARSIFAL... TOU LIGADO NA HISTÓRIA DESTE GUERREIRO DO INTERIOR... PARABÉNS PELA EXCELENTE CARREIRA..

    UM ABRAÇO DE CIRINEU SANTOS
    DO BLOG: http://uruaraemacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Parsifal quero que vc poster o meu comentario no seu blog porque a folha não postou o meu comentario por tres vezes.
    Amigos da folha, me permitam um comentario assim:
    1-Deve ser muito dificil para vcs.Fazerem oposição ao prefeito Sancler.Vcs estão ha quatro anos tentando e não conseguem.É engano juvenil achar que pode-se manipular a opinião do povo,sobre tudo, tentando esconder o obvio.Quantas horas do tempo de vcs foram gastas nessa empreitada dificil.
    2-Fica claro a opinião maniqueista de vcs.Vcs não lembram ou,o que é pior,imaginam que o povo não lembra de como era o hospital regional no tempo do PT, Jones William. A proposito qual foi o trabalho dele, do boçal do Tom, que se acha.Do pastor Antonio, cujo maior trabalho foi empregar sua familia e de seus pastores no hospital desde o tempo que aquele hospital era propiedade do PT.Mas, para vcs o homen,mesmo que seja pastor ou vereador, so tem honra se tiver com vcs. Vcs lembram da Ana Julia?, do mensalão?, do cuecão?...
    3-Ademais essa retorica de vcs,me parece ter duas facetas:
    uma que nos parece vcs,estarem tomados de inveja porque apostaram no insucesso do prefeito e que não deu certo e vcs.Parecem perdidos igual cachorro que cai do caminhão de mudança e ao insistirem estão ficando chatos e ja sem nehuma credibilidade.
    Outra que o prefeito parece ignorar vcs e isso acho que é o que mais lhes doi.Alguns até gostariam de ser chamados pelo prefeito.
    É a opinião de quem ja mora aqui a dez anos.Obrigado.
    Fui...

    ResponderExcluir
  63. MIDSON CÉSAR08/07/2012, 22:53

    olá dep. parsifal! nos conhecemos em 2002 por ocasião das obras da construção do cais de tucuruí. eu era engenheiro do bolsacreto/sp e você o prefeito da cidade. passados 7 anos, nos reencontramos numa reunião na eln em brasília quando vc mostrou ter memória fotográfica. recentemete, ajudou-nos a conduzir uma articulação junto a diretoria da celpa, que culminou com a assinatura de um tac e produziu algumas melhorias no sistema elétrico do município como a construção de um prédio-escritório novo melhor e mais infraestruturado, além de uma substação elétrica própria, dentre outras mlhorias no sistema. moro atualmente em tucuruí, sou professor de construção civil no ifpa e presto consultoria como engenheiro na área de projetos para algumas prefeituras aqui por perto. adotei esta cidade como minha também pq, a exemplo do sr, também amo este lugar. atualmente, estou presidente do phs local e estaremos juntos numa caminhada com a coligação pmdb, phs, dem e pv. aprendo muito com v.

    ResponderExcluir
  64. Voce quer conhecer o jeito PT de governar,O MODUS OPERANDI,como se diz no sub-mundo da bandidagem.???
    1-Assista,ouça e/ou leia na imprensa,O JULGAMENTO DO MENSALÂO.O esquema de roubo de dinheiro publico institucionalizado, com organização piramidal:Rouba-se em Brasilia e distribue-se para comprar votos no congresso, alimentar os partidos satélites e com isso manter-se no poder AD ETERNUM,modelo da MAFIA RUSSA.
    2-Também tem-se que impor aos companheiros Prefeitos e Governadores: os Fornecedores, empreiteiros e prestadores de serviços amigos.Eles ganham contratos com preços super-faturados e drenam muito dinherio para os esquemas de enriquecimento dos cardeais do PT e para a manutenção do modelo hegemonico de governar do PT.
    Lembram do GOV. do Edimilson Rodrigues quando era do PT.
    Alguns exemplos:
    -Empresa de coleta de lixo.
    -Emparsanco que é de Ribeirão Preto, conhecida dos PALLOCI.
    -Empresa de Onibus ou de multa de transito.
    Lembram da Cristina Badini na CETEBEL.
    -Empresas Construtoras na areas de Saneamento.
    Lembram do Paseto.
    No Governo Ana Julia, vamos parar por aqui.
    A Delta fez estrada,viaduto,alugou carro para a policia.
    E os esquema na SEDUC???
    OBS:Ainda tem Professor, estudante, padre e Policial, que se acham inteligentes e gostam de se exibir que são PETISTAS.
    Depois voltou para contar os esquemas de Santarém e Paraupebas.
    Mas, para os PETISTAS corruptos são os outros.

    ResponderExcluir
  65. Essa sua historia faz lembrar os tempos em que eu era cuidado pelos pais,... eu também nasci assim em uma casinha de barro e coberta de paia com as potas de esteira.

    ResponderExcluir
  66. E como anunciavam a chegada de uma mulher à família, deputado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éramos uns machistas: a festa era só para homens. Resquíscio das sociedadas arcaicas, nas quais o sexo masculino representava força de trabalho.

      Excluir
    2. ysanjo@hotmail.com06/08/2013, 16:54

      Cada época seus costumes, não entendo que as mulheres foram menos importantes, apenas eram outras sua responsabilidades. Ate pq a emancipação feminina em muitos casos nao serviu muito...

      Excluir
  67. Ademir Patricio de Soousa23/05/2013, 16:55

    Nobre Dep Parcifal, se vossa excelencia, vier candidato ao Governo do Estado, conte comigo em Santarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ademir, mas não tenho cacife para tanto e a sorte não me sorriu a tal ponto.

      Excluir
  68. Bom dlia pasifal eu so tenho uma pergunta vc ainda se lenbra de tucurui pois foi aqui que ttft udo comecou nao lenbro de nem uma acao ou entrevista ou algo. Que venha beneficiar tucurui######## A milenbrei vc nao mora aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Lembro de Tucuruí sempre, pois não há como esquecer a cidade em que você nasceu, foi prefeito por duas vezes e criou, até a adolescência, suas filhas.
      Quanto a ação, permita-me responder que você está mal informado, ou desinformado, mas isso não é uma falha sua: na verdade houve, e há, toda uma articulação em Tucuruí, para não informar a população do que eu tenho feito pela cidade.
      Durante esses mais de 6 anos de mandato de deputado já contribuí para Tucuruí com mais de R$ 5 milhões, o que nenhum outro deputado fez.
      No governo anterior enviei para o Hospital Regional de Tucuruí mais de R$ 3 milhões e destinei à prefeitura R$ 1 milhão; há cerca de um mês o governador do Estado foi a Tucuruí inaugurar a área oncológica do Hospital Regional que custou cerca de R$ 3 milhões, dos quais R$ 2 milhões foi conseguido por mim junto a Eletronorte. Eu não fui sequer convidado para a inauguração porque faço oposição ao governo.
      Na Funasa, cujo coordenador é indicado por mim e foi o meu secretário de Obras, consegui, juntamente com o deputado Priante, mil unidades de purificação de água que foram distribuídos há cerca de 15 dias e eu também não fui convidado para a entrega.
      Esse ano já destinei a Tucuruí uma emenda de R$ 500 mil.
      Enfim, some os valores e você verá que nenhum outro deputado, estadual ou federal, já fez tanto por Tucuruí quanto eu. Fiz e faço porque sempre lembro de Tucuruí e se não sou lembrado, foi uma opção feita pelo povo e eu respeito: na vida tudo passa.
      Não moro em Tucuruí, pois sai da política municipal, sou deputado estadual e por imposição constitucional devo ter domicílio na sede da Assembleia Legislativa que é Belém.
      Mas não preciso morar aí para fazer o que narrei acima e que, é fato, poucos sabem porque há interesses aí que não querem informar a população.
      E de vez em quando vou aí, mesmo sem ninguém saber que estou aí. Para mim, o importante é que fiz, faço e farei.

      Excluir
    2. amigo dr.nao culpe o povo o grande ´problema e que quem deviria lhe representar o faz muito mal ,nao custava nada o seu pessoal enforma todos os seus feitos mas nao o faz o povo de tucurui lhe respeita muito o que falta e informação

      Excluir
  69. ysanjo@hotmail.com06/08/2013, 16:51

    E isso que da falar sem propriedade.
    Parabens, deputado. Continue seu trabalho o que menos importa e imprensa midiática, o que realmente vale são os recursos destinados e aplicados corretamente.
    Maysa Almeida

    ResponderExcluir
  70. amigo parsifal e verdade que o Helder veio a Tucuruí e deu uma palestra ? porque poucos ficarão sabendo gostaria de ter ido velo e ouvir oque ele tinha a falar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última vez que eu e o Helder estivemos em Tucuruí foi em junho, no encerramento do Torneio de Pesca.

      Excluir
  71. tu tens bons amigos em tucurui e isto que matem um bom nome nao perca estas boas pessoas que em muito a pessoas que lutam para lhe derrubar sempre aparece outros para lhe defender muitas vezes pessoas que era para lhe defender pois teve e ainda tem seus favores e nada...

    ResponderExcluir
  72. Grеat weblog right here! Adritionally yourr website lkts uр veгy fast!
    What host are yߋu usiոg? Can I am getting ƴouг
    affiliate link for yoսr host? I desire my web site loadeed սp as fast as yours lol

    Feel frеe to surf to my page ... home workout reviews

    ResponderExcluir
  73. Wɦat's up to all, it's actually a good foг me to vіsit
    this website, іt consists of priceless Information.


    Мy homeрage ... how to lose weight in 2 weeks

    ResponderExcluir
  74. Excellent article! We are linking to this particularly great
    content on our site. Keep up the good writing.

    Also visit my page :: photoshop hdr tutorial

    ResponderExcluir
  75. Fastidious answer back in return of this issue with genuine arguments and
    explaining all regarding that.

    Here is my weblog; the best way to lose weight

    ResponderExcluir
  76. Actually no matter if someone doesn't understand after that its up
    to other viewers that they will assist, so here it
    happens.

    Here is my blog ... graphic design ideas

    ResponderExcluir
  77. You really make it seem so easy with your presentation but I
    find this matter to be actually something that I think I would never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me.
    I am looking forward for your next post, I will try to get the
    hang of it!

    Also visit my blog post :: weight loss

    ResponderExcluir
  78. I simply couldn't depart your site prior to suggesting that
    I extremely loved the standard information an individual supply on
    your guests? Is gonna be back often to check up on new posts

    Feel free to visit my weblog - reviews for insanity workout

    ResponderExcluir
  79. For most recent information you have to pay a visit web and on web
    I found this web site as a best web site for most recent updates.


    Review my web blog - best protein supplements for building muscle

    ResponderExcluir
  80. Howdy, I believe your web site may be having web browser compatibility
    issues. Whenever I take a look at your blog in Safari, it looks fine
    however, when opening in I.E., it's got some overlapping issues.
    I simply wanted to provide you with a quick heads up! Besides that, wonderful blog!


    Here is my blog post: eating to lose weight

    ResponderExcluir
  81. Everything is very open with a precise clarification of the issues.

    It was truly informative. Your website is very helpful.
    Thanks for sharing!

    my homepage - go to the website moved here read review my review here continue reading this see page see post great site helpful site on the main page on front page use this link redirected here my latest blog post her latest blog updated blog post funny post I loved this read this post here her comment is here his comment is here from this source breaking news the full details my sources the original source homepage this contact form official source sources tell me what do you think your input here what is it worth my explanation her explanation his explanation their explanation sell find good the advantage advice basics for beginners consultant description directory experienced inquiry enquiry lowest price a replacement killer deal one-time offer go here the full report these details recommended you read straight from the source additional resources additional reading how you can help additional hints more tips here my response his response her response get redirected here cool training a knockout post had me going agree with super fast reply a total noob what Google did to me here are the findings on Yahoo on Bing at Yahoo at Bing such a good point made my day official statement published here linked here this guy that guy total stranger conversational tone click here read more click this this post he said she said learn more do you agree link weblink right here here see I was reading this he has a good point great post to read over here check this out read what he said look what I found my latest blog post a fantastic read watch this video listen to this podcast dig this learn more here over at this website this hyperlink top article I thought about this

    ResponderExcluir
  82. Boa noite Dr. Parsifal Pontes, me chamo Paulo Anderson e apesar de ser filho de tucuruí, no momento estou morando em Redenção, quero que saibas que sou um fã seu, pois admiro o modo de se pronunciar, tanto nos palanques como candidato como pessoa pública, fico triste em saber que vc não é candidato a deputado estadual, mas tenho certeza que como coordenador de campanha nosso candidato será eleito pelo povo, pois nós somos 15, abraços.

    ResponderExcluir
  83. Dr. vc foi o melhor prefeito que já teve em Tucuruí; no mandato de 1992 a 1996 quando vc fez o ginásio poliesportivo, a feira municipal e o caís da cidade. Porém o senhor afundou a sua carreira politica para Tucuruí no seu segundo mandato 2003-2006, quando focou na eleição da sua mulher deixando a cidade de lado.(Que coincidência não acontece o mesmo com o Sancler?). Por isso caso o senhor entrando na equipe do futuro governador Helder se esforcem para dar o melhor pelo Pará e não permitam que a cultura dos nossos Patrícios portugueses de entrar para r*** afete vcs!

    ResponderExcluir
  84. Dep. Rumo ao gov do Pará, elevar o nível da politica no nosso estado
    E dar um banho de civilidade e cultura nas campanhas políticas Brasil afora

    ResponderExcluir
  85. Folha de Tucuruí9/27/2015 6:41 PM
    Tá certo, mas sempre tem um mas, o script até agora é o mesmo, atrair o candidato mais viável a fazer oposição ao Sancler, fazer um circo com a presença do Jader e Helder 'apoiando' o tal candidato, enquanto isso o laranja faz campanha 'por fora', o PMDB vai sabotar a candidatura do 'candidato' oficial, inflar a candidatura do laranja e no fim dar o golpe de misericórdia no momento final.
    Meu rapaz, quem faz uma vez faz duas, três e enquanto der certo vai continuar a fazer. Malandro é malandro e vai morrer malandro.
    O Sancler é aliado do PSDB e do Jatene e todos sabem que o PSDB goza de total impunidade, e seus aliados são imunes à justiça e fazem o que bem entendem, principalmente no Pará. E todos sabem que o Parsifal e o Cláudio estão nas mãos do Sancler. Esta turma pensa que podem sacanear à vontade que na próxima eleição todo mundo já esqueceu, só que tem muita gente com boa memória e sabe cobrar a conta.
    Poder de articulação do PMDB em Tucuruí??? Isso é piada, vejam o resultado das últimas eleições municipais, o único poder do PMDB em Tucuruí é o de ser cooptado pelo prefeito e de destruir carreiras politicas, atender aos interesses do Jader Barbalho e Parsifal.
    Esperem que o PMDB vai armar o circo brevemente em um evento com a presença do Jader e do Helder como fizeram antes e vão fazer de novo, mas na hora H vão dar o golpe novamente, escrevam o que estamos dizendo.


    Folha de Tucuruí9/27/2015 6:53 PM
    O poder de articulação do PMDB é tanto que nas últimas eleições municipais o Sancler teve que emprestar o DEM para coligar com o PMDB, para que o partido não saísse sozinho com seu laranja e para que a trama ficasse um pouco mais crível.

    ResponderExcluir
  86. Ola Parsifal.
    Gostei muito da sua pagina. Vim parabenizar pelo novo cargo de presidente da CDP!
    Gostaria muito que você me ajudasse.
    Passei no ultimo concurso para assistente administrativo para vila do conde em Barcarena, porem já tem mais de 2 anos que só chamaram uma pessoa...e eu passei em 5° lugar. Preciso muito dessa vaga, nao tem como chamar mais pessoas?
    Sei que precisa de gente pra lá...o próprio administrador falou.
    Desde já agradeço.
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena. O DEST, que cuida da administração das estatais no ministério do planejamento, proibiu contratações. Estamos tentando autorização.

      Excluir
    2. Poxa...mas não perderei as esperanças. Quando liberarem por favor não esqueça!!
      Chamem logo 4 assistentes administrativos para barcarena, por favor! Preciso muito desse emprego.
      Você não teria como me ajudar com alguma coisa em Vila dos Cabanos ou Barcarena?

      Excluir
    3. Olá Sr Parsifal!!
      Nenhuma noticia sobre as chamadas do concurso???

      Excluir
    4. Olá. Boa noite!
      Ainda não há nenhuma posição sobre a contratação de concursados?

      Excluir
    5. Olá Sr PArsifal. Boa tarde!
      Já voltaram as contratações da CDP? Porque esses dias chamaram um analista de sistema...

      Excluir
    6. Os concursados chamados são referentes a cargos que ficaram vagos por exoneração de funcionários do quadro que passaram em outros concursos e foram chamados para tomar posse. Nesse caso, como não há aumento de quadro, a CDP chama o concursado correspondente para ocupar a vaga aberta.

      Excluir
    7. Olá, bom dia! Desculpa incomodar novamente, mas há alguma novidade sobre o concurso? Para vila do conde...

      Excluir
    8. Não. Dificilmente ocorrerá algo, devido à situação do país. Hã algumas companhias fazendo concurso para preencher quadros em função de funcionários que se aposentaram, ou saíram das empresas por outros motivos.
      A CDP está com o quadro autorizado completo.

      Excluir
    9. Olá. bom dia!
      Soube que vão chamar dois tecnicos operacionais para vila do conde...procede?Tem alguma previsão?

      Excluir
    10. Não tenho conhecimento.

      Excluir
    11. Oi Sr Parsifal. Bom dia.
      Sabe se vão chamar os concursados para vila do conde??

      Excluir
    12. Olá. Bom dia! Vi que chamaram um assistente administrativo para vila do conde, mas ela desistiu e chamaram o terceiro...será que até final de Janeiro chamam mais um??? Fiquei na porta 😏 por favor, chamem mais um!!!! Pelo amor de Deus!

      Excluir
    13. Não é possível fazer previsão disso. Surgindo a vaga, chamamos.

      Excluir
    14. Olá Sr Parsifal. Boa tarde!
      Há alguma possibilidade de chamarem algum Técnico Portuário para Vila do Conde? Fiquei na porta com a última chamada e já vai expirar dia 06/02 o concurso...

      Excluir
    15. Como eu já lhe disse, não podemos ponderar isso, pois depende de abrir uma vaga, com a saída de alguém do quadro da empresa.

      Excluir
  87. Boa noite, Parsifal qual a situação do deputado Eraldo Pimenta, vai mesmo perder o mandato? Soube que a ministra do TSE Luciana Lóssio manteve a decisão do TRE que rejeitou suas contas referente as eleições de 2014. E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho conhecimento da decisão, mas rejeição de contas de campanhas podem gerar inelegibilidade e não perda de mandato.

      Excluir
  88. GOLPE DO LIXO!!!

    Desde o ano de 2015 vem se arrastando o imbróglio para a contratação de empresas, pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Saneamento/SESAN.
    O cronograma do fato é amplo, mas o engodo é claro:
    - a última licitação realizada no município, ocorreu em 2010, sendo contratadas as empresas TERRAPLENA LTDA e BA MEIO AMBIENTE LTDA;
    - Os contratos que teriam prorrogação regular até 2015, após cinco anos de vigência, foram prorrogados por mais 12 meses, com base em permissivo excepcional da lei de licitações, depois que ficou provado, em processos judicial na 1ª Vara da Fazenda Pública (0030612-02.2015.814.0301) e administrativo, no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (201605254-00), que a Prefeitura Municipal não adotou os procedimentos prévios para realização e conclusão de nova licitação, tentando a via da “emergência fabricada”, para poder realizar contratações emergenciais, com empresas afetas/parceiras, do Prefeito Municipal;
    - Passados 10 meses do prazo fixado, novamente atuando para a construção de “emergência fabricada”, a Prefeitura de Belém e SESAN, lançam Edital, em 06/05/2016, permeado de ilegalidades, cuja abertura do certame ocorreu em 06/06/2016, após o que, suspenso por força de decisão judicial, expedida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Belém (0330276-85.2016.8.14.0301);
    - Fica claro que o Edital, contendo cláusulas restritivas de competitividade, a qual atestada na prática, quando em um dos lotes oferecidos, só recebeu propostas de uma exclusiva empresa, para além conter planilhas com preços superfaturados e quantitativos superestimados, não tem como se manter, fatos estes que podem ser confirmados no portal da prefeitura e do TCM;

    CONTINUA

    ResponderExcluir
  89. - Novamente diante da situação de “emergência”, vem a tentativa de burla à Lei de Licitações e, no mesmo sentido, às decisões proferidas pelo Poder Judiciário e Tribunal de Contas, com a convocação, na data de 23/06/2016, emitida após as 19 horas, via e-mail, para que as empresas que participaram no certame (Edital 008/2015), apresentem propostas para contratação emergencial, o qual, ALEGADAMENTE FORMULADO EM TERMOS E AUTORIZATIVO DO TRIBUNAL DE CONTAS, COM QUEM A PREFEITURA MUNICIPAL TERIA ASSINADO TERMO DE AJUSTE DE GESTÃO/TAG;
    - As condições para apresentação de propostas, que encerram verdadeiro processo licitatório transvertido em “chamamento”, é uma burla a decisão proferida pelo magistrado Élder Lisboa da 1ª Vara da Fazenda e visa dar “ares de legalidade”, a escolha, pela Prefeitura de Belém, das empresas que quer ver contratadas, perfazendo claro jogo de cartas marcadas;
    - Além da exiguidade de prazos para elaboração de propostas, as quais devem ser protocoladas em 02 dias úteis, a Presidente da Comissão de Licitação de Belém, parece não ter o menor conhecimento para contagem de prazos, isto porque, dada a remessa do email depois do horário comercial, portanto, considerada a data de hoje como de recebimento da convocação, os apontados dois dias úteis, seriam segunda e terça, o que se opõe a data fixada para recebimento das propostas na segunda-feira, já que dois dias úteis, conduziria ao prazo fatal na próxima terça-feira (28/06/2016).
    - O “chamamento” traz, ainda, condição de exclusão da empresa BA Meio Ambiente (atual executante do Lote II), a qual passa por recuperação judicial, possuindo autorização do juízo da 13ª Vara Cível de Belém (Processo n. 0044484-89.2012.814.0301) para participar de certames e contratar com a administração pública, fato este ignorado pela CPL de Belém, por óbvio, apesar de reconhecido pelo Poder Judiciário de Porto Alegre, onde a empresa foi contratada para os mesmos serviços, após rigoroso (e justo) processo licitatório.
    - O malicioso “chamamento”, não estabelece regras claras, quanto a avaliação das propostas, tampouco garante prazo hábil para levantamento dos documentos exigidos e, menos ainda, estabelece prazos para recursos e impugnações, ficando claro que o resultado já está definido, antes do início do jogo!!!

    CONTINUA

    ResponderExcluir
  90. - O MAIS GRAVE NÃO PARA AI, PELO CONTRÁRIO, O GOLPE VAI ALÉM!!!
    - Através do ofício encaminhado as empresas que disputam a licitação em curso, porém suspenso por força de decisão judicial, (Edital 008/2015), a CPL de Belém informa que o chamamento e os termos para se dar a contratação, VISAM ATENDER A TERMO DE AJUSTE DE GESTÃO/TAG, CELEBRADO COM O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ.
    - OCORRE QUE O DITO TAG, SE REALMENTE EXISTENTE, EXIGE, PARA QUE TENHA VALIDADE E ASSIM POSSA GERAR EFEITOS, A HOMOLOGAÇÃO DO TRIBUNAL PLENO, O QUE NUNCA OCORREU!!!
    - Esta previsão, clara como a luz do sol, está apontada no §4º, do art. 153, do Regimento Interno do TCM, onde está dito que “REJEITADO O TAG PELO PLENO, ESTE RESTARÁ SEM NENHUM EFEITO, ARQUIVANDO-SE OS AUTOS”.
    - É sabido que o Prefeito Municipal de Belém, Zenaldo Coutinho, andou “visitando” o Tribunal de Contas semana passada, com o objetivo de encontrar o “jeito Zenaldo” para resolver o caso, porém não houve qualquer publicidade quanto à celebração de TAG, a qual se faria exigir, por dever de transparência e mesmo pelo que prevê o §2º, do art. 151, do mesmo regimento interno, onde a exigida audiência de conciliação, poderia se dar de maneira pública, para que representantes da sociedade civil pudessem acompanha-la.
    - Não existe, portanto, com validade no mundo jurídico, qualquer Termo de Ajuste de Gestão, aprovado pelo Pleno do Tribunal de Contas, que “autorize” o golpe engendrado pela Prefeitura de Belém e pela SESAN, fato este que sequer seria esperado daquele Tribunal.
    - Fica agora a já noticiada situação de incerteza e de sensação de golpe dado, já que os contratos atualmente vigentes e em execução, desde 2010, possuem prazo de encerramento no dia 30/06/2016, no que se impõe a manutenção de serviços de grande complexidade técnica e operacional, das quais as empresas executantes contam com cerca de 1.500 empregados, para além de quase 100 maquinários pesados.
    A propósito, para quem não saiba, o contrato de limpeza urbana do município de Belém, é o maior contrato de prestação de serviços gerido pela SESAN e só se supera, no âmbito municipal, ao faustoso processo de contratação do BRT...ou seja...é óbvio o que está em jogo, em específico ano eleitoral.
    A questão que fica agora é, qual será a postura do próprio Tribunal, a fim de não dar atesto de leniência às condutas ilegais perpetradas pela gestão do município de Belém? Qual a postura do magistrado da 1ª Vara da Fazenda Pública de Belém, o qual, até aqui, vem adotando postura muito mais diligente e enérgica à dar freios aos desmandos da Prefeitura de Belém?
    A QUESTÃO É, “VAI TER GOLPE"????

    ResponderExcluir
  91. Aniversário Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
    fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
    Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
    Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

    ResponderExcluir
  92. Caríssimo Presidente, eu queria lhe fazer uma pergunta. É algo que tem me deixado inquieto e até preocupado. Diante o cenário nacional e o novo Governo, o Senhor tem uma opinião sobre o Futuro das Companhias Docas? Eu lhe pergunto isso porque estudei bastante para passar no concurso e tenho muito receio de privatizarem a nossa Companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mudanças que ocorrem não dependem deste ou daquele governo, pois são mudanças conceituais e arrumações econômicas baseadas em competitividade. Se o futuro das autoridades portuárias é a privatização, não se pode avaliar ainda, mas há uma certeza: da forma como estão hoje e com os marcos legais que as regem, não terão vida longa. Mas quaisquer que sejam as mudanças, os direitos dos trabalhadores serão respeitados.

      Excluir
  93. Caríssimo Presidente, me tire uma outra dúvida por gentileza. Como eu faço para ter um pouco do conhecimento que o sr. tem? eu lhe pergunto isso, porque vejo que o sr. consegue falar sobre tudo, seja política, gestão, artes, música, poesia, e tantas outras vertentes do conhecimento. O que contribuiu para a sua formação? muita leitura? Eu fiquei admirado com o senhor, quando ouvi seu discurso nos 48 anos da CDP, quando o senhor falou sobre a abertura dos Portos. Foi uma aula de história. O senhor proferia conhecimento naquele momento. Desde então passei a lhe acompanhar e admirar ainda mais. Parabéns pela 'sapiência' que o senhor é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita leitura. O conhecimento humano está escrito em alguma parte, de alguma forma. Basta buscar.

      Excluir
  94. Prezado Sr Presidente Parsifal Pontes, sou oriundo de Tucuruí, resido em Belém e, venho por meio deste manifestar meu apreço e respeito pela sua pessoa e, fico muito feliz que um filho de Tucuruí esteja em tão alto nível na gestão pública. Sei do seu retrospecto, pois também comprei e o Sr autografou um livro que foi publicado há muito anos e foi feita uma sessão de autógrafos na câmara municipal enquanto era Prefeito de Tucuruí.
    Atualmente, sou professor, Consultor, palestrante e Blogueiro na área de logística e fiquei muito feliz de saber que está ligado a tal bela área da logística. E com isso, ficaria muito grato, se possível, de participar das reuniões ou Eventos ligados aos avanços do Estado do Pará na área de Portos. E reforço tudo isso, pois atualmente terminei um Mestrado em Negócios Internacionais na Argentina onde fica claro que a Logística Internacional é, e será uma grande porta de oportunidades de crescimento para o nosso Estado do Pará.

    Blog : http://logisticadopara.blogspot.com.br/
    Linkedin : https://www.linkedin.com/in/gleydson-costa-85740124?trk=nav_responsive_tab_profile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleydson. É um prazer ver um conterrâneo com a sua qualificação. Parabéns.
      Vou recomendar o seu blog em uma postagem. Passe-me o contato que mandarei a minha secretária cadastrar para lhe convidar sempre que tiver algo ligado a sua área.

      Excluir
    2. Prezado Dr Parsifal, com enorme satisfação que respondo, desculpe a demora. Segue meu contato : 091 98188.8422 (WhatsApp).

      Excluir
  95. Thanks for the marvelous posting! I definitely enjoyed reading it,
    you could be a great author. I will make certain to bookmark your blog and
    will come back very soon. I want to encourage that you continue your great work, have a nice weekend!



    Feel free to surf to my web blog; aliasy darmowe

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde! Sou sua admiradora e eleitora. Preciso muito do seu contato.

    ResponderExcluir
  97. Your article is a good catch on the eyes of the readers. However, I also love to give a great contribution on this to share more ideas on this topic. Hope you will accept my offer.

    My Blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação