Há pouco espaço para erros

jatene

“A história não é estanque e nos impõe entender a herança do passado e rumar para o futuro, sem erros de avaliação. Porque há pouco espaço para erros, como também há pouco tempo para revanchismos e política de miudezas.”.

As aspas acima encerram um trecho do discurso de posse do governador Simão Jatene.

Como Ana Júlia no início do seu governo, Simão Jatene demonstra as mais serenas e alvissareiras expectativas de prosperidade, estribadas na responsabilidade institucional que o cargo obriga.

A ex-governadora se perdeu nos erros de avaliação. Tanto ela quanto o núcleo de governo que a aprisionou, foram míopes: não conseguiram ver que o rumo adquirido os levaria ao abismo em que se precipitaram.

É possível que Simão Jatene e sua equipe também cometam erros de avaliação, pois governar bem é a arte de errar pouco. Todavia, que sejam sábios o suficiente para, incontinente, remediar o que não foi de tento prevenir.

Quiça, seja impraticável, no sistema presidencialista, escapar da política de miudezas. É de bom tamanho, inobstante, que, de fato, ela não tome tempo do governo, para que não passe a ser um meio de consecução administrativa.

A miudeza política foi tão constante no governo que se finou, que, ao meio do caminho, ela passou a ser o epitáfio daquilo que, no início, prometeu um panegírico.

É provavél que Simão Jatene tenha que tratar de miudezas políticas, pois governar, em certos relógios, é padecer no paraíso. Todavia, que ele seja sábio o suficiente para ao precisar vir à ravina, não perder o imediato caminho de volta à planície sobre a qual devem ser deitados os dormentes que sustentarão o trilhar do Pará, rumo ao futuro que precisa ser feito agora.

Clique na imagem para ler o inteiro teor do discurso de posse de Simão Jatene.

Que nos sorria o porvir.

Comentários

  1. Parsifal, o problema é que o buraco que o pessoal da Ana Julia deixaram é de 1.3 bilhoes, é muito dinheiro a descoberto!

    ResponderExcluir
  2. Já vai tarde esse desgoverno medíocre,prepotente e mentiroso da Ana Julia e seus asseclas, meu preclaro colega Parcifal.
    Sinto um ar de serenidade e amadurecimento no novel governador.
    Oxalá que dê certo.
    Parabéns pela renovação do mandato. A nossa Casa vai precisar muito da sua inteligência e de suas ponderações.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Há gestores que pra justificar suas maldades se valem do mau-caratismo e do veneno das serpentes, a fim de enganar a boa fé do povo e iludir-lhe a esperança.

    ResponderExcluir
  4. "É O SUJO PUXANDO O DESAFETO AO RÉS DO CHÃO, PARA APRESENTÁ-LO MAL LAVADO."

    (PARSIFAL PONTES, JURISTA E POLÍTICO).

    Ao afirmar que "há pouco espaço para erros", o Governador SIMÃO JATENE manda um recado à sua equipe de governo: arregaçar as mangas da camisa e trabalhar, esquecer os desacertos encontrados e obrar a correção de rumos, a fim de redirecionar a gestão, imprimindo-lhe fôlego, gás, energia, "sangue e suor", compromissos a serem resgatados com o Pará e sua Gente.

    Ao povo não interessa que o movo governo se valha do argumento de que o governo que sai lhe deixa uma "herança maldita", tendo em vista que se fosse diferente, a governante que saiu teria sido reconduzida pelo voto da maioria dos eleitores paraenses.

    Ao invés de ficar cuspindo ou arrotando os desacertos da gestão que se foi, mãos à obra e trabalho duro pro PARÁ encontrar o rumo certo da prosperidade social, política e econômica. Em caso contrário, o povo constatará:

    "O SUJO PUXANDO O DESAFETO AO RÉS DO CHÃO, PARA APRESENTÁ-LO MAL LAVADO."

    ResponderExcluir
  5. Parsifal, esta exGovernadora esta doida, como ela tem coragem de dizer aos jornais "que o povo vai se arrepender deste desGoverno do PT". Ela só vai deixar saudade para este monte de blogueiros da ABCB-Asociação dos Blogs Chapa Branca que recebiam DAS para ficarem esculhambando com as pessoas de bem da nossa terra.

    ResponderExcluir
  6. A Ana Julia Carepa, foi governadora somente dos petistas,tanto é que elegeu secretários deputados com financiamentos de campanha que só Deus sabe. Deram com os burros N´Água.

    Espero que o Simão Jatene governe para o povo do Estado do Pará e não trilhe os caminhos dos burros.

    ResponderExcluir
  7. Parsi, cadê a sua avaliação sobre o artigo do Ronaldo Maiorana, no "O liberal" de hoje,(domingo).Não vai postar?

    ResponderExcluir
  8. Não estou em Belém e ainda não li o jornal. Assim que eu ler avalio se merece comentários.

    ResponderExcluir
  9. O olhar e expressão do Juvenil demonstra que ele estava muito distante daquele lugar. Deveria estar pensando: poderia ter saido para Federal. Em fevereiro, mudaria da ALEPA para a Câmara Federal.

    Jader queria eleger o Luis Otávio Campos por isso deslocou o Juvenil para o sacrifício. Tanto é verdade que obrigou Asdrubal a assumir a Secretaria de Pesca.

    A expressão do Juvenil é de extrema tristeza para uma cerimonia que deveria ser de grande alegria e felicidades para todos os que ali compareceram.

    ResponderExcluir
  10. O Juvenil tem muitos pecados, so veniais porque os capitais são cometidos em grupo.

    ResponderExcluir
  11. Será que mansão do Juvenil no Lago Azul está alugada ou desocupada?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação