Sobra dinheiro falta gestão

gets

Os governos federal, estadual e municipal não têm expertise alguma para tocar obras de saneamento básico: dinheiro há, mas falta competência operacional.

> PAC 1 e 2 em marcha lenta

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) caminha em marcha lenta. É o que revela o estudo feito pelo “Instituto Trata Brasil” publicado por “O Globo”: apenas “7%, ou oito das 114 obras voltadas às redes de coleta e sistemas de tratamento de esgotos em municípios com mais de 500 mil habitantes, estavam concluídas em dezembro de 2011.”.

Se engatarmos uma marcha à ré até 2007 constataremos que o PAC está no acostamento: embora o governo tenha lançado o PAC 2 com pompas e circunstâncias, o PAC 1 não teve, até agora, 10% das obras concluídas. E isto não é intriga da oposição e sim dados levantados no Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Siafi (Sistema Integrado de Informação Financeira do governo federal) e BNDES.

> Carência de expertise na área

Especialistas afirmam que o Brasil nunca fez investimentos pesados em saneamento e por isso não formou corpo técnico na espécie, o que explica a precariedade dos projetos e a demora na execução.

Neste diapasão, calculam os experts, o país estará de fato acelerado em obras de saneamento, caso os investimentos continuem, até 2017.

> Região Norte é a mais atrasada

Segundo o “Instituto Trata Brasil” a região Norte tem um índice tão baixo de andamento das obras de saneamento que é possível dizer que 100% delas estão paralisadas. Em seguida vem o Centro-Oeste (70%) e Nordeste (34%).

A região Norte ainda amarga o mais baixo índice de saneamento do Brasil: apenas 13,3% da população tem rede de esgoto.

O Brasil vive um momento delicado no qual começa a sobrar dinheiro por falta de capacidade operacional. Isto tem um nome: desperdício.

Comentários

  1. Faltam Gerentes, a Universidade não forma gerentes, esta é a questão, o operacional é que determkina o resultado, onde estão os técnicos, lembrem da frase de Sebastião Carmargo, "não quero engenheiro, quero peão", é mais ou menos assim, Parsifal corrija por favor, mas o crene da questão é: o Brasil neste momento e e há muito precisa de quem faça, Homos Faber!

    ResponderExcluir
  2. Não falta dinheiro, falta o povo saber escolher o político e o judiciário ter ética e compromisso com seu juramento, julgar e mandar para cadeia que rouba e causa prejuízo ao erário em especial dinheiro público, pouca vergonha, foice o tempo que promotor e juiz era cargo de gente seria!

    ResponderExcluir
  3. Falar em Cachoeira, a cascata do Ministério Publico do entorno do lago em um encontro popular com aproximadamente 1.000 pessoas, se comprometeu em fazer justiça com as mazelas da Eletronorte e do Estado na região, em especial a SEMA, SEPAQUE, mais a Eletronorte reunião semana passada com o MP e o resultado mais uma de tantas e tantas vezes foi dois meses de ferias para a promotora do caso, e a transferência do juiz Dr Claudio de Tucuruí, esse poder paralelo da Eletronorte, e a prevaricação das leis ainda vai causar muito desconforto a políticos que ainda acreditam que tem prestigio na região, aguardem a respostas da população!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação