Desculpas e retificação

marcelo

Recebi, no final da manhã de hoje (02) uma ligação de Marcelo Marques, que assina o “Blog do Bacana”, demonstrando o seu descontentamento com a postagem “Cientista político coloca em cheque* a pesquisa do Acertar em Belém”.

Marques repudiou a insinuação de que teria havido manipulação da pesquisa feita pelo “Acertar” e teceu uma ponderação pessoal e outra política do que lavrei.

As suscetibilidades políticas feridas são circunstanciais e a leitura crítica que fiz da pesquisa apenas teve a intenção de suscitar o debate com os leitores deste blog, que reputo inteligentes o suficiente para travar discussões maduras.

Todavia, a consideração pessoal do Marcelo me desarmou: “eu jamais faria a mesma coisa com você” foi a frase usada por ele para me fazer calar, ouvir e refletir que eu não deveria ter usado o trocadilho do título da postagem, que concluo, acabou sendo uma brincadeira de péssimo gosto.

Como concluo que errei e feri a reputação do Marcelo Marques, retruquei-lhe que lhe aceitava a ponderação: sempre fui tratado com simpatia e delicadeza por ele.

Mas ferir pessoas publicamente e, concluindo que se cometeu um erro, desculpar-se na alcova não tem validade eventual.

Por isso, remeto, no mesmo espaço público do blog, as minhas sinceras desculpas ao Marcelo e retifico o título da postagem com a palavra correta, como os leitores podem ver aqui.

Comentários

  1. Muito bem Parsifal, você está agindo de forma correta. O autor da pesquisa errou em não considerar outros nomes, mas isso não significa que a tendência apontada pela pesquisa da Acertar não esteja correta. Um abraço, Marise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marise,

      Agradeço-lhe a intervenção. A leitura crítica que fiz da pesquisa aventa a possibilidade referida, até em se considerando a margem de erro apresentada. Mas fui mal interpretado, até por conta do trocadilho que fiz no título, no que, aceito, errei.

      Excluir
    2. Professora Marise Morbach isso não é um erro metodológico? Ou PPGCP está ensinado tudo errado???

      Excluir
  2. Tenho um desafio a fazer ao candidatos a prefeito de Belem, que digam quem serão os seus secretarios desde o inicio, para que a populacao saiba quem de fato vai governar a cidade. O prefeito nao governa sozinho entao temos quem saber quem e sua equipe de trabalho. Esta aberto o desafio. Vamos lancar essa campanha.

    ResponderExcluir
  3. Uma pesquisa séria custa em média uns 200 mil reais, ai vem a minha indagação, de onde o Bacana está tirando dinheiro para bancar uma pesquisa mensal por mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me opinar que há exagero na sua precificação. O mais renomado instituto de pesquisa, o IBOPE, cobra aproximadamente R$ 25 mil por uma pesquisa em Belém.

      Excluir
    2. De qualquer forma, ainda que o acertar cobre R$ 10 mil, de onde vem esse dinheiro para bancar pesquisa? Ja fiz a pergunta para o blogueiro mas este nao respondeu.

      Excluir
  4. A pesquisa feita pelo acertar esta dando o que falar, mas é preciso que as pessoas saibam que o contratante quiz saber como estavam as pessoas mencionadas na pergunta estimulada. Nada de errado em não incluir mais nomes.

    ResponderExcluir
  5. André Carim02/05/2012, 19:31

    Parabéns, Parsifal, pela bela atitude, mostra de seu bom caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André. Foi algo que meus pais me ensinaram a jamais hesitar em fazer quando concluo que estou errado: pedir desculpas.

      Excluir
  6. Elegância, Educação ou Classe

    Parsifal

    Não existe senhor da verdade ou proprietário da mentira, pois seu eu escuto uma mentira só saberei que não é verdade quando esta aparecer!

    Agora bom humor e esportiva não pertence ao que se põe por ato e desato no fio da navalha, principalmente se existe o conhecimento da maneira de proceder de quem está envolvido, afinal você jamais recebendo pagamento mancharia a imagem de ninguém imagine fazê-lo de maneira gratuita!

    Talvez uma frase tipo “Parsifal você com esse cheque me coloca em xeque” fosse uma maneira mais correta e não menos eficiente de abordar o publicado, porque não existe pena para quem avisa de um erro , afinal muitos tiveram o mesmo pensamento inclusive eu , existe fundamento em tal pensamento afinal não seria a primeira ou ultima vez que o fator monetário poderia estar envolvido, não como compra e sim como pagamento!

    Acho que se eu coloco algo que pode acarretar interpretações e sou avisado podendo assim corrigir meu erro devo agradecer e não contestar!

    Uma insensatez por parte de quem publicou, afinal tenho certeza que vários e ai a mim incluo tentaram sair sem essa duvida e não conseguiram!

    Não te parabenizo porque nada de novo fizestes, apenas prosseguistes na maneira cortez de tua normal elegância!

    Sobre essa pesquisa, apenas posso falar que os candidatos os quais alguns julgam não terem sidos incluídos poderiam estar no percentual “os demais nomes citados não ultrapassaram o índice de 1,0% “, porem parece que pela RESOLUÇÃO Nº 23.364 publicada na integra eles realmente não foram incluídos.

    Isso sim não é coerente, pois mesmo com índices pífios deveriam ter sido submetidos ou será que um ou todos não podem ser vice dos pesquisados ou será que já esta tudo definido e não sabemos?


    MCB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MCB,

      Agradeço-lhe as observações. Entre os muitos rompantes de meu pai, quando me "ralhava", havia um que eu jamais esqueço: "rapaz, jamais economize, por favor, obrigado e desculpe!".

      Excluir
    2. Nisso estais certo , até como meus empregados eu uso o "por favor" no final da frase de comando.

      MCB

      Excluir
    3. Principalmente com teus empregados e que deves usar mesmo o por favor.

      Excluir
    4. Principalmente se o empregado achar que não recebia ordem e pensando que trabalhou a troco de favor levar o patrão para a justiça do trabalho.

      Excluir
  7. Parsifal tu não tens que pedir desculpas pois as tuas considerações estão corretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pedi desculpas pelas considerações tecidas, mas pelo modo indelicado como sugeri o título. Após as ponderações do Marcelo, conclui que eu errei e o ofendi gratuitamente e sempre que me convenço de que estou errado obrigo-me a pedir desculpas.

      Excluir
    2. Mas se não merecem desculpas, certamente merecem uma autocrítica suas considerações. Pois as críticas de Edir Veiga, abarcadas pelo Blog do Parsifal, são pouco razoáveis. Os candidatos postos na pesquisa do Acertar são (ou eram até o momento da divulgação da pesquisa) os notórios pré candidatos à Prefeitura de Belém. Jeferson Lima, Pinduca, etc, se são candidatos, ainda ninguém sabe (ou sabia). Na verdade, a postagem de Edyr Veiga no Bilhetim, soou como uma certa dor de cotovelo pela pesquisa pioneira nas eleições 2012 não ter sido feita pelo laboratório de ciência política da UFPA, do qual tanto se orgulha Edyr. Sua linguagem (do Edyr) chegou a ser inexplicavelmente agressiva na crítica a pesquisa. Por fim, o resultado do Acertar apresenta verossimilhança com os humores da população de Belém.

      Excluir
  8. Bonito. Tivestes que pedir desculpas para o Bacana que não é nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bonito é exatamente pedir desculpas por um erro, ao reconhecê-lo. Feio seria manter o erro.

      Excluir
  9. Elegancia e bom carater, escassos nos dias de hoje, com teu gesto mostrastes que ainda existem e não doem nada a quem os exercita, é isso!

    ResponderExcluir
  10. Isso foi diplomático...

    ResponderExcluir
  11. Concprdo com almepra. A pesquisa nao foi feita de maneira incorreta. Apenas foi tedenciosa

    ResponderExcluir
  12. Esse almepra é quem faz pesquisas pro pmdb. deve conhecer do assunto

    ResponderExcluir
  13. A escrita tem o poder de melindrar. Nesse caso específico não há razão para sentimentos melodramáticos. No episódio, alguém está demasiadamente piegas e baboso.

    Deputado, com a devida vênia, há pauta mais importante, com a cautela para não suscitar pieguices. A análise que o Senhor prometeu acerca da questão abaixo:

    "AnônimoMay 1, 2012 03:20 PM

    Será que o governador Simão Jatene prestigiará da mesma forma os candidatos a Prefeito de Belém: Priante e Jordy, que são de Partidos da base aliada do seu governo?

    PSDB; PMDB e PPS integram a sustentação do Governo Jatene na ALEPA e estão presentes no Governo Jatene.

    A máquina pública faz votos, isso é inegável!

    A máquina caminhará dividida nas eleições municipais, especialmente a da Capital, cujos candidatos a Prefeito são importantes lideranças nos seus respectivos Partidos?

    Deputado PARSIFAL, não compreendo bem como se dá o manejo político nessas ocasiões, por isto, peço-lhe que nos explique."

    Responder

    Respostas

    "Parsifal PontesMay 1, 2012 05:25 PM

    Farei uma pastagem sobre o assunto."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreverei a análise no final de semana para postar, possivelmente, na segunda-feira.

      Excluir
    2. Talvez o governador não apoie quem manda abortar

      Excluir
  14. De qualquer forma este Bacana não me passa transparência!

    ResponderExcluir
  15. Deputado,
    Sou estatístico com algum experiência em pesquisas eleitorais.
    Na ultima eleição fui procurado por esse institutuzinho Acertar para assinar uma pesquisa na qual eu só iria assinar realmente. Não me caberia (vê se pode) analizar a metodologia, plano amostral.....
    Aqui em Belém não tem nenhuma empresa que faça pesquisa eleitoral séria. Infelizmente. Quando existia aqui o Conselho Regional de Estatística (CONRE 8ª Região) poucas empresas eram cadastradas para realização de pesquisas.

    ResponderExcluir
  16. O senhor Marcelo "Bacana" Marques, é o que existe de pior no Jarnalismo paraense, recetemente esteve aqui na região de Carajás, precisamente em Parauapebas e sem conhecer os fatos politicos de nossa região, passou a tecer comentários sobre o cenário politico de várias cidades, como se fosse o arauto da sabedoria politica, chegando ao cúmulo de elogiar um dos piores prefeitos do Estado do Pará, Anuar Alves da Silva, prefeito de Canaã dos Carajás, afastado recetemente do cargo por improbidade administrativa e em processo de expulsão de seu pardito o PDT.

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente não consegui entender a razão de tanto melindre por parte do Bacana.

    ResponderExcluir
  18. O sr.MARCELO MARQUES nem daqui não é chegou se apadrinhou com o senador JADER, encheu a cidade de audoor, colocou uma revista pra circular, puxou saco do PT GOV. ANA JULIA,ganhou muito dinheiro, e agora faz o sr. uma pessoa culta a vim pedir desculpas publicamente, acho que nós paraense não mereciamos tal vexame, pq vc não errou na postagem pois o conteudo da postagem estava corretissima em genero, numero e grau, vc perdeu a oportunidade de manter a isonomia em relaçao asse rapaz, que ja demostrou ser um forasteiro,oportunista e chantagista, pos o telefona deixa claro a chantage, " já mas faria isso com vc " , sua intençao foi mostrar falha na conduçao da pesquiasa e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marcelo faz o seu trabalho, sempre me tratou com educação e respeito e telefonou-me para dizer que sentiu desprazer na postagem. Em nenhum momento foi grosso ou indelicado comigo (ao contrário, eu é que fui com ele no início da conversa e se tem coisa que me deixa mal comigo mesmo é cometer alguma indelicadeza com pessoas que não merecem isso).
      Ofensas pessoais são subjetivas (eu posso dizer coisas parecidas para pessoas diferentes e uma sentir-se ofendida e outra não).
      Se o Marcelo ofendeu-se eu não poderia permitir a mim mesmo não pedir desculpas a ele, pois a minha intenção não foi injuriá-lo.
      Jamais alguém tentou me chantagear na vida (e olha que em 30 anos de política já vi quase tudo), pois sempre deixei claro que chantagens não me amedrontam.
      Como eu já disse acima, em resposta ao amigo MCB, o meu pai me ensinou, algumas vezes a peso de peia, que há três coisas na vida que não devemos economizar: por favor quando pedimos, ou até ordenamos, obrigado quando recebemos, ou não e desculpas quando concluímos que estamos errados.
      Eu conclui que estava errado, não quanto ao conteúdo da postagem, que não retifiquei por achar, como você, que está correta, mas pela brincadeira do título (trocar "xeque" por "cheque")que retifiquei para demonstrar que aceitara o erro.

      Excluir
  19. Deputado, parabéns por sua postura. Bem sei o quanto é difícil manter o equilíbrio à frente de um blog.
    Até concordo com a questão metodológica levantada pelo professor Edir Veiga, mas gostaria de registrar minha confiança no trabalho do Américo, colega do mestrado em Ciência Política, de quem tenho a melhor das impressões. Não acredito que tenha havido manipulação e acho que a questão pode ser resolvida em breve com uma nova pesquisa, dessa vez com os nomes ainda não citados.
    E que venham mais pesquisas.

    ResponderExcluir
  20. Então RS, deves pedir afastamento do teu Mestrado, pois confias mais no teu colega do que no teu mestre, ou melhor no Doutor. Não sabes que não se produz ciência sem método, ou vc não entendeu os princípios basilares da ciência política, da mesma forma que o jornalista diaraque que conduziu essa desastrosa pesquisa que contenta e bajula seu patrão. Tu não mereces estar neste mestrado...Os coordenadores se quiserem melhorar o ranking do programa deveriam se mais rígidos nesta seleção...

    ResponderExcluir
  21. Parsifal, como lhe disse, seu pedido de desculpas não é necessário, mas fico feliz por sua conduta. A respeito dos anônicos tenho como norma profissional, não responder a quem não tem sequer coragem de mostrar seu rosto. Eu mostro na TV, estou nas rádios, no jornal, no blog e em todo canto que puder, pois sou um comunicador, e essa é minha profissão. "Chantagem" é uma palavra que se usa para pessoas sem caráter, sem formação familiar. E se tem uma coisa que tenho é caráter. JAMAIS fiz chantagem com quem quer que seja - muitos empresários e políticos dizem que esse diferencial em relação a vários colegas foi um dos motivos do meu crescimento. Sobre ter dinheiro para pagar uma pesquisa, é no mínimo ridículo que alguém questione isso. Tenho 3 empresas faz 10 anos, 34 funcionários, além da atuação como comunicador temos uma produtora, fora os espaços na mídia. Dez mil ao mês é o que custa uma pesquisa, sinceramente se após dez anos de trabalho eu não pudesse pagá-las, seria hora de me mandar.
    Ser janela Parsifal é difícil, as pedras vem e normalmente dos covardes, mentirosos e invejosos. Já me acostumei com eles. Foi por isso que lhe disse " eu jamais faria isso com você", pois você, graças a Deus, faz parte de outra banda, a boa e competente da blogosfera.
    Saúde e beijos na Ann.
    Marcelo Marques

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação