Publicidade de menos propaganda demais

Shot014

A prefeitura de Tucuruí encartou em “O Liberal” no último domingo (13) uma revista na qual desfila obras executadas no município durante o mandato do atual prefeito. Há notícia de que, em Tucuruí, a revista foi distribuída juntamente com um DVD com conteúdo similar.

> Publicidade institucional e propaganda pessoal

A prefeitura deveria imprimir no material quanto do erário foi despendido na empreitada e qual a dotação usada para liquidar a despesa, dando publicidade (informação institucional) a sua propaganda (promoção pessoal).

> Desperdício do erário

Tenho sido um crítico contumaz de iniciativas como essa que drenam o erário à guisa de publicidade institucional quando não passam de propaganda pessoal.

A publicidade institucional é obrigatória e legítima, pois o poder público tem a obrigação de informar de onde vêm as receitas e como, e onde, são feitas as despesas, mas isso ninguém faz e o cidadão tem uma dificuldade homérica para conseguir.

A propaganda pessoal é ilegal, pois vincula ao gestor o ufanismo que embarca no trocadilho do feito e tributa o cidadão com uma conta despendida em algo que não lhe traz benefício algum, sequer o da informação.

> Propaganda eleitoral antecipada

No caso em tela, torna-se ainda mais grave a propaganda por ter sido ela cometida em desafio à legislação eleitoral, configurando, pela proximidade das eleições municipais, em propaganda eleitoral antecipada, paga com recursos públicos.

A prefeitura de Tucuruí não é a única, nem a primeira, e não será a última, a cometer tal desatino, pois a prática está de tal forma incrustada na cabeça dos políticos (nós somos uns temerários mesmo) que correr o risco, sempre, tem valido a pena. O pior é que não tem havido pena.

Comentários

  1. Parsifal, não concordo com o termo "O pior é que não tem havido pena". Não aqui em Tucurui, onde a justiça morre de pena do desprefeito e não faz nada, absolutamente nada, contra ele! Imaginem só como vai ser a eleição por aqui! Coitado dos candidatos adversários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você entendeu equivocadamente o termo: o que eu quis dizer com "não tem havido pena" é que esses atos não têm sido punidos, como você mesmo observa em Tucuruí.

      Excluir
    2. Deputado, quais os caminhos para que a pena seja aplicada. Pois com o MP de Tucurui é complicado tudo é engavetado, como o TAC dos temporários x concurso, o Tac da maternidade do Municipal que está no HR Tucurui.
      Tenho certeza que o senhor tem os meios para que se faça justiça, e pode contar com a mobilização do povo de Tucuruí

      Excluir
    3. A mobilização do povo pode ocorrer na eleição de outubro, com a união das oposições em torno de um projeto diferente.

      Excluir
    4. Parsifal, eu entendi perfeitamente o termo. O que tentei, e parece que não fui entendido, foi fazer um trocadilho, destacando a situação da justiça em Tucuruí.Parabens pela postagem!

      Excluir
    5. Venha Parsifal e traga consigo a "familia 15" que se resumiu a 2.000 e poucos votos.Ta vendo o que acontece a quem acusa e depois se alia. Voce ja enterrou alguns politicos em Tucurui, mas agora tem um osso duro de roer.

      Excluir
    6. Não diminua ainda mais os votos que tive em Tucuruí, pois eu não abro mão de nenhum deles: foram 2.969 votos.
      A título de esclarecimento: há 8 anos sai da política municipal e não pretendo voltar a ela.
      Por fim, meus dentes são sensíveis demais: não roem osso, por isso.

      Excluir
  2. É interessante como a justiça e a policia federal agem com celeridade contra prefeituras pobres. Queria estar vivo para ver uma ação contra a prefeitura de Tucuruí, uma das mais rica do Estado do Pará e onde impera a mais deslavada malversação do dinheiro público, como por exemplo a compra de mais de 20.000 jornais O Liberal último domingo acompanhado de um encarte de uma “revista” louvando as obras inexistentes do prefeito Tucuruí, jornais estes que foram distribuídos gratuitamente e descaradamente, assim como DVD’s com o mesmo conteúdo, em afronta a legislação eleitoral e nas barbas da justiça. Ah,Me esqueci. Atualmente a justiça em Tucuruí não tem barba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A justiça de tucurui é celere e seria, as acusações é que são ineptas e descabidas.

      Excluir
    2. Será mesmo?
      O MPE/PA em rara fuga da inércia, por meio de ACP e com vultosas provas por Ato de Improbidade Administrativa, requereu à mesma "célere e séria" Comarca Tucuruiense da Justiça Paraense o afastamento de Sancler Ferreira (PPS) do cargo de prefeito e conseguintes proibições à vida política.

      Desde o ano passado aquela, que "simplesmente axala o perfume que rouba de ti", espera o vertedouro de traquinagens de Sancler esvair-se em gotículas de mais impunidades.

      Excluir
  3. Qual a utilidade de se ver outdoors do Municipio de Marituba na cidade de Belem? A publicidade de prefeituras devem se restringir aos municipies que devem ser os destinatarios das informacoes sobre o municipio.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma grande curiosidade gostaria de saber quanto custa aos cofres publicos as propagandas mentirosas e enganosas que a tv e radio floresta fazem .A educaçao esta de mal a pior, a saude ja morreu . Denunciar? Para quem? Pois o poder ora chamado de justiça é inoperante. Cadeia só para pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos cachoeira esta preso e é riquissimo, Sancler vai continuar prefeito por que esta fazendo o melhor para Tucurui. A educação não para de receber comendas pela grandeza do trabalho da Marivane. O prefeito soube escolher pessoas competentes.

      Excluir
    2. Será mesmo?
      1º. Como explicar o esquema montado por Sancler e Marivane para desviar, por meio de licitação fraudada, mais de 5 milhões dos cofres municipais na compra de kits de informática que não funcionam nas escolas municipais?

      2º. Como explicar a compra clandestina e proibida de dois lotes (R$150.000,00) no “Projeto de Assentamento Reunidas” pela sra. secretária de educ. Marivane Ferreira (PPS)?

      3º. Como explicar a ostentação de bens e farras pelo boêmio Professor Bola, filho de Marivane, que também é diretor financeiro da Secretaria de Educação Municipal? Somente o "som" do carro de Bola custa mais que um carro popular zero km.

      4º. Como explicar a falta de comprovação no investimento de mais de 2 milhões do FUNDEB em 2011?

      5º. Como explicar a relação comercial entre a Secretaria de Educação e a Empresa constituída na casa da irmã de Sancler (Rua B 5 - Vila Pioneira), que é alugada à Prefeitura de Tucuruí, onde funciona órgão público municipal? A empresa, que venceu licitação sem concorrência (R$607.000,00) para fornecimento de salgadinhos à Secretaria Municipal de Educação, pertence oficialmente à empregada doméstica de Sancler.

      Responda se puder!

      Excluir
    3. Ninguem pode prosperar que logo surgem as insinuações de "desvios". Olha a Marivane esta recebendo hoje, em Belem, mais um premio pela excelencia do trabalho feito na Educação. Será que o premio tambem foi "desviado". Te manca e procura outro discurso este está velho e vencido.

      Excluir
    4. Se o tal prêmio foi desviado não posso responder, aliás, sequer sei da existência do mesmo.
      Quanto "as insinuações" lamento corrigi-la: São fatos e podem, fartamente, ser comprovados, pondo assim, ao chão, a denominada "excelência".
      Quanto ao discurso "velho e vencido" lhe faço igual correção: Vossa locução segue um âmbito semântico equivocado e não designa nexo à realidade - por mais que a verdade lhe possa causar úlceras morais, há por essas bandas discursos críticos com princípios legais, por assim dizer: Atualíssimos!

      Excluir
    5. Esqueceram de premiar a secretária de deseducaçao com os titúlos de a mais mal e ducada , a mais opressora e perseguidora de professores, e a mais arrogantes de todas que ja passaram pela secretaria de educaçao. Mais o reinado dela esta acabando se depender de nós professores. Uma sugestao para o M P E e investigar onde essa senhora e seu filho arranjaram tanto dinheiro para adquirir tantos bens.Ou sera que ganharam na mega sena?

      Excluir
  5. Vamos pedir a Deus que nos socorra, pois da Justiça aqui da terra, o Prefeito já está perdoado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus socorre a todos nós, mas não perdoa a quem Dele invoca em vão.

      Excluir
    2. ...e caso da justiça dos homens escape, Deus fará o reparo.

      Excluir
  6. É a cequeira do judiciário que incentiva a tal banalidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A justiça so se faz presente quando necessaria, como é o caso do Cais de tucurui.

      Excluir
    2. A "Justiça" deveria ser mais vigilante face as necessidades de todos os tempos: dos velhos e dos "novos" tempos.

      Excluir
  7. Tucurui tem um gaspazinho o fantasma amarelo, uma propaganda enganosa
    Vamos ver.
    Nova conquista é uma maquete, pois não tem essa não tem essa escola infantil
    Santa Monica não tem essa praça e nem começou
    Bairro liberdade não tem essa escola tecnológica
    Terra prometida não tem esse posto de saúde.
    • O samu ,como não teve condição de manta um centro de atendimento acabou colocando a secretaria municipal de saúde,para não ficar vazio,ambulância é um taxi,
    As escolas que os outros fizeram ele deu uma pintada de amarelo
    A única coisa que sancler fez com recursos próprio foi os dois mercado,pois o resto foi governo estado e federal
    Agora falta remédios nos posto de saúde, médico, hospital municipal que e fechou, UPA que nunca conseguiu colocar pra funcionar, a população não tem como fazer um enxame de alta complexidade pois não paga os prestadores, laboratório central fechou uma coisa,tudo que nos temos muito é prédio do amigo do prefeito ou da vice, alugado e pintado de amarelo.
    A saúde de TUCURUI esta falida, não temos um hospital e nem uma maternidade no município, a maternidade que esta dentro do Regional,falta tudo alimentação oferecida é uma vergonha,o material esterilizado para usar na maternidade É um tremendo descaso, um verdadeiro crime praticado pela Administração Municipal contra a população indefesa, que já não acredita em mais nada e não tem a quem recorrer.

    o carro (alugado) comum de passeio, transporta a comida dos pacientes e funcionários, e ao mesmo tempo transporta material hospitalar, roupa hospitalar suja e contaminada com todo tipo de doenças. E leva também material esterilizado
    vai dentro de carro onde também vai alimentação dos funcionários. A mortalidade no hospital regional e na maternidade do município em 2011 muito alta,morreram mais de 76 crianças no berçário da uma media de 7 criança ao mês.
    Na vigilância sanitária os funcionários não tem nem um papel para trabalhar
    O CEO não tem nada para os dentistas trabalharem.
    Não tem nem um oculista atendendo a população.
    Tem uma cooperativa de medico atendendo no pronto socorro que são funcionários da prefeitura,que é ilegal,pois como vão trabalhar para cooperativa se tem que trabalha oito horas no município

    . A situação no Hospital Municipal está crítica e o caos na saúde pública em Tucuruí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de saber que acompanhas a administração do Sancler. Voce visitou as obras ou somente leu. Pelo visto voce estará contribuindo para a continuidade da prosperidade do municipio.

      Excluir
    2. Ao Anônimo 16 de maio de 2012 00:06;
      Próspero mesmo é o patrimônio material e pessoal de Sancler e seus pares, os mais próximos claro. Visitei pessoalmente a "Móveis Jacaúna" da Gentil e o "Armazém Sofisticato" da 28 e da Conselheiro e constatei quão próxima é a relação pessoal da primeira Dama tucuruiense com vendedores dessas lojas de bacana. O apartamento 102, do Edifício Anvers, na Dom Romualdo 1164 - Umarizal, Belém-PA, está um luxo só.

      Excluir
    3. Caso alguém goste de Sancler, mas goste muito mesmo, ao ponto querer tê-lo como vizinho em Belém-PA e caso tenha, em média R$ 800.000,00 (oito centos mil reais) para investimento imobiliário, é só entrar em contato:
      Telefones: (91) 8202-7506 / (91) 3088-0551 ou pelo e-mail: vinicius-machado@hotmail.com
      Foto do Edifício Anvers: http://images04.olx.com.br/ui/2/25/98/17231798_3.jpg

      Excluir
    4. Quer dizer que ate as compras pessoais estão causando tanto "fervor". Isto é incrivel.

      Excluir
    5. Ao Anônimo 16 de maio de 2012 15:59;

      Incrível é a primeira Dama pagar mais de R$ 15.000,00 por um único arranjo móvel do centro de sala do luxuoso apartamento dos "Ferreira" enquanto os postos de saúde da sangrada Tucuruí sequer o básico tem a oferecer ao cidadão pagador de impostos.
      Rogo ao Pai que o beócio anônimo não tenha de recorrer à Rede Básica de Saúde de Tucuruí. Aliás, para a saúde de Tucuruí sair do caos em que se encontra só tem uma única saída: Fora Sancler!

      Excluir
  8. Parsifal, lembra quanto voce pagou para o sistema floresta pelo programa "Nossa Terra, Nossa gente"? Deu até para comprar a cota de um socio.Lembra quanto voce pagou para sair no fastastico por pura vaidade com um livro mais idiota de que se tem noticia. Uma coisa voce realmente nunca aprendeu, voce adora sentar no trono do teu lindo apartamento para julgar os outros. Lembra quanto chamaste o hoje teu guru, teu idolo, Sen Jader Barbalho, de ****** e outras coisas mais.Lembras quando chamastes o Ademir Andrade de um monte de asneiras para depois apoia-lo e o afiançar como o melhor politico. Lembras o que dissestes do seu Lelé, pra depois ... Lembras do Navegantes... Tu és tão ordinario e pensas ou gostas de ser, de se achar. Vais desse mundo sem te auto conhecer, proprio das pessoas sem luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado, isso costuma fazer mal à saúde.
      De qualquer modo, obrigado por ter ouvido algumas coisa que eu disse, ler o blog e postar comentários nele. O blog é para isso mesmo: depositário de sentimentos.
      O “Nossa terra, nossa gente” não foi publicidade, tampouco propaganda e sim um projeto de resgate dos personagens históricos de Tucuruí: um instrumento cultural necessário para a memória da cidade.
      Quanto “a quanto eu paguei ao Fantástico”, há um modo fácil de você saber: envie uma correspondência oficial à Rede Globo perguntando quanto eu, ou a prefeitura, ou qualquer outra pessoa física ou jurídica pagou para a exibição a que você se refere. Quando obtiver a resposta envie-a ao meu gabinete na Alepa e eu me comprometo a pagar a você o dobro que vier declarado.
      O livro “idiota” ao qual você se refere foi, dos 4 que escrevi até hoje, o que mais me rendeu direitos autorais: cerca de R$ 60 mil em 5 edições esgotadas (estou negociando a 6ª) e 50 mil exemplares vendidos.
      Gostei do "trono do meu lindo apartamento" (imaginei-me um rei).
      O epílogo foi sensacional "Vais desse mundo sem te auto conhecer, proprio (sic) das pessoas sem luz": pareceu, assim, como uma praga literária, dessas declamações de teatro mambembe.
      Vou mostrar essa pro Jader: ele vai ficar todo prosa por ser chamado de guru.
      Seja feliz

      Excluir
  9. À pessoa que começou o comentário desafiando-me a publica-lo: se deseja ver o seu comentário publicado, apenas o repita sem lançar desafios que o verá postado.
    Eu não aceito desafios.

    ResponderExcluir
  10. Os puxa-sacos do Sancler, que tem portaria da PMT até para os cachorros de casa, estão latindo como os próprios por aqui.

    ResponderExcluir
  11. Pra quem conhece Tucuruí e vê isso que esse cidadão publicou nessa revista, dá vontade de esganar esse prefeito, é vergonhoso a cidade na situação que se encontra e o cara tentando maquiar aos olhos da lei o caos que nós vivemos. Tudo propaganda de mentira, obras que não são dele, maquetes que só existem na revista, o povo tá lá f****o e mal pago, bairros sem água, crianças sem escolas, postos de saúde sem medicamentos básicos para atendimento, e o seu bacana com a prefeitora entupida de contratados que serão obrigados a votar nele, mesmo sabendo que se ele ganhar, todos perderão o emprego em seguida, assim como ele fêz no primeiro ano de "desgoverno" dele. E agora? Ninguém fala nada, onde está a oposição? onde está esse ***** Ministério Público que **********? O cara tá fazendo a maior zorra em Tucuruí e ninguém faz nada. Eu não acredito que nossa população vai cair novamente no golpe da "maquete", esse cidadão é ******. Mas o povo tá de olho, não se assustem se o Sancler levar nessas eleições, a maior paulada da vida dele, hj em dia o povão não aprova esses absurdos. Fora Sancler, PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE TUCURUÍ.

    ResponderExcluir
  12. Parsifal, daqui a pouco vai completar 60 anos e não mudaste nada. 1-Iniciaste,ainda bem novo,chamando o hoje Sen.Jader Babarlho de ****** e outras coisas mais, lembro-me da vergonha que fiquei la em maraba no saguão do hotel quando nos preparavamos p o comicio enquanto assistiamos o programa eleitoral vc, o,sen Jader, o velho Laercio que se retirou irritado quando vc apareceu no programa eleitoral do então gov Almir chamando teu companheiro de chapa de todos aqueles adjetivos. Eu fiquei sem chão, acho agora que vc nem tanto. 2- Lembras dos impropérios que dirigistes ao ex-senador Ademir Andrade, fizestes ele Jader Barbalho brigarem no ar ao vivo pela radio foresta. E logo depois dissestes ser o Ademir o melhor candidato a Gv.para o Pará. 3-Lembras do seu Lele, q te apoiou e foi amigo e conterraneo do teu pai e dissestes isso dele: Velho ****** mole,sexagenario, mequetrefe,energumeno, zeguereto,...Quando seu Lele, esse sim, grande homen faleceu é so ler ai no teu Blog as tuas homenagens

    ResponderExcluir
  13. 11 comentários foram moderados por ofensas pessoais ao prefeito Sancler, 6 por ofensas a mim e 4 por ofensas a comentaristas da postagem. Por favor, o intuito do post foi discutir a diferença entre publicidade institucional e propaganda pessoal paga com o erário e os custos dessas despesas. Não creio que não haja pessoas em Tucuruí aptas a uma discussão sadia sobre o assunto. Os impropérios e a intolerância dão uma visão pejorativa de Tucuruí aos leitores: eu sei que todos aí podem oferecer muito mais que má educação.ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  14. Senhoras e senhores quanto despero e comentários sem fundamentos, tudo é apenas por estarmos no ano eleitoral. Não conseguiremos ajudar o povo a formar sua opinião e definir seu voto com esses argumentos raivos. Precisamos entender que cada um joga com as armas que tem e quem decide é Deus e o Povo, e na Democrácia que vivemos precisamos aprender a aceitar a decisão da maioria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Mas será mais adiante, no ápice da campanha, que virá à tona as vísceras necrosadas do "governo" de Sancler.

      Deverá a oposição mostrar tudo o que juntou e denunciou dos "novos" tempos e levar à tela em horários nobres, assim, toda a omissão do Pig local terá sido "meio" em vão.

      Excluir
  15. PARSIFAL, Boa noite !
    Somente o nobre deputado sabe o quanto desviou dos cofres de tucuruí...Somente o nobre parlamentar sabe...
    Amigo de Tucuruí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Mas desconfio que você não é amigo e nem eu sou nobre.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação