Um quadro comparativo das assembleias legislativas do Brasil

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A Lei de Acesso à Informação entra em vigor no próximo dia 16. Adiantando-se, O “Estado de S. Paulo” enviou às assembleias legislativas perguntas sobre o número de deputados, número de funcionários, despesas com combustível e quanto pagam de verba indenizatória aos deputados.

A Assembleia do Rio de Janeiro é a que tem o maior número de funcionários (4.328). A de São Paulo tem o maior número de carros (165). A do Mato Grosso é a tem maior despesa com combustível (R$ 470 mil). A de Alagoas é a que paga a maior verba indenizatória.

> A Alepa

A Assembleia Legislativa do Pará informou que é tem 41 deputados, emprega 3.110 funcionários, tem um frota de 61 carros (locados), despende R$ 150 mil de combustível ao mês e não informou o valor da verba indenizatória que reembolsa os deputados que é de R$ 15 mil ao mês.

> Não informaram

As assembleias legislativas do Acre, Amapá, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Roraima e Sergipe não responderam (NR) às perguntas.

Veja abaixo o quadro que elaborei a partir do infográfico do “Estado de S. Paulo”.

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Comentários

  1. Estou rindo até agora deputado. Poderiamos ter ficado sem essa. Só faltou dizer que a ALEPA é melhor que as outras e que lá não há roubo.
    Queria saber se o MP desses estados concorda.

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    1. Não emiti juízo algum sobre o assunto. Limitei-me a publicar um quadro com os números informados pelas assembleias, que a partir do dia 16.05 deverão estar publicados por todos os órgãos públicos, alertando o cidadão de que ele passa a ter esse direito.
      Não creio que a Alepa é melhor, e nem pior do que as demais casas parlamentares do Brasil: cada uma tem o seus erros e os seus acertos.
      Acredito, todavia, que em o cidadão exercendo o seu direito de fiscalização (a Lei da Transparência será um instrumento para isso)os desvios tenderão a diminuir, pois não há fiscalização mais eficiente que o próprio controle social.

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  2. Deputado, no passado a ALEPA possuiu uma frota própria de carros. Hoje, paga a locação de 61 veículos. Sabe-se que o custo-benefício da locação não raro é incompatível com o interesse público. Qual a sua opinião?

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    1. É uma questão que deve ser analisada caso a caso. Uma frota própria tem custos de manutenção que podem inviabilizar a propriedade da frota e aconselhar a locação, ou, dependendo do uso, pode ser aconselhável ter a própria frota. De toda maneira a minha opinião, já colocada no Colégio de Líderes, é que o transporte deveria ter um valor assinado na verba indenizatória, cada deputado assumisse a despesa e a Alepa não ter carro algum.

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  3. A MÁFIA DA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS. Veja o que diz acerca do assunto o Blog da Franssinete Florenzano:

    "segunda-feira, 7 de maio de 2012

    Derrapagens estaduais

    O cachoeiragate se espraia.

    Uma das linhas de investigação desvenda os contratos milionários de aluguel de carros da Delta pelas PMs de Goiás, Pará, Mato Grosso e Amazonas, cujos governos estaduais aderiram a uma Ata de Registro de Preços da Secretaria da Fazenda de Goiás.

    Nem a Operação Monte Carlo, da PF, pôs freio à farra.

    Em 9 de abril, depois de ter estourado o escândalo da parceria oculta entre a Delta e o contraventor Carlinhos Cachoeira, que já estava preso, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), reajustou em R$3,5 milhões o contrato de R$21 milhões.

    Três dias depois, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), não só aditivou seu contrato, de R$37,5 milhões para R$49 milhões, como também o prorrogou por mais um ano.

    O aval foi dado pelo procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, afastado por ter sido citado em conversas gravadas entre Cachoeira e o senador Demóstenes Torres.

    Postado por Franssinete Florenzano às 13:52."

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  4. Deputado, caso venha a presidir a ALEPA fará o que propôs no Colégio de Líderes?

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    1. Eu não tenho a menor intenção de concorrer à presidência da Alepa. Mas, respondendo a sua pergunta, proporia isso ao Colégio de Líderes, assim como a extinção do CAC e de muitos outros departamentos políticos da Casa. Propor isso ao colegiado e esse aceitar a proposição é outra coisa.

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  5. Na ALEPA há contrato (extrato publicado no DOAL) firmado com empresa encarregada da manutenção de veículos. Esse serviço está incluso no valor da locação?

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    1. Embora eu não tenha acesso ao contrato, creio que posso afirmar que a manutenção dos veículos locados são por conta da locadora (o veículo que uso, por exemplo, sempre que necessária a manutenção eu levo à locadora).
      O contrato de manutenção de veículos da Alepa deve ser para os seus próprios carros, pois ela é proprietária de ônibus que fazem os serviços do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) e de alguns veículos leves que servem à presidência.

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  6. Deputado, o senhor poderia verificar junto a Aneel porque ela não mais nos permite acessar os valores no seites repassados mês a mês dos royalties em todos os municípios do lago de Tucuruí, tudo aconteceu logo após levantar a polemica junto aos royalties dispensados da VALE pela caridade do Estado, de repente não mais aparece, isso fica muito estranho, não é direito de o cidadão saber?
    Não tem que ter transparência?
    Ou será que é por conta dos adiantamentos realizados pela Eletronorte para os prefeitos da montante na tentativa de eleger a incompetente da ex! Que por sinal o Jatene não esta muito atrás, dois anos se passaram e hesita em não fazer nada! Será possível que o povo do Pará nunca vai ter políticos a altura de fazer gestão e respeito ao eleitor!

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    1. A informação é pública e tem que estar no portal. Enviarei ofício à Aneel cobrando isso.

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  7. Secretário Legislativo; Subsecretário Legislativo; Procurador Geral; Subprocurador Geral; Chefe de Gabinete do Presidente; Chefe do Gabinete Civil; Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas; Diretor do Departamento Administrativo; Diretor do Departamento Financeiro; dentre outros servidores, têm carro, motorista e quota de combustível pagos pelo erário na Assembleia Legislativa. Deputado, é sabido que veículos de representação normalmente são destinados à autoridades superiores da administração. A concessão de tais privilégios a servidores comissionados compatibiliza-se com o zelo pelo interesse público?

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    1. Da forma que você expõe, decerto que não. O transporte oficial é restritivo e, quando usado por ofício, deve, inclusive, ter a identificação do órgão, exatamente para ser passível de fiscalização do controle social.
      Se é usado indiscriminadamente passa a ser um privilégio e não uma prerrogativa.

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  8. Deputado, a ALEPA será privilegiada se Vossa Excelência um dia vier a presidi-la.

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  9. Obrigado pela atenção, se insistir em não abrir no seite, voltarei a pedir o apoio do nobre deputado, grato! Anônimo 00:24

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