Jogos mortais

jog

Dez candidatos disputam a prefeitura de Belém, que por conjuntura histórica e legal sedia os três poderes do Estado. Geopoliticamente, todos os caminhos levam à Belém e conquistar o Palácio Antônio Lemos é um expressivo peso específico eleitoral de qualquer agremiação que almeja chegar ao Palácio dos Despachos.

Nessa eleição, destarte não se deva subestimar o desempenho de nenhum dos candidatos postos, duas forças políticas se devem bater com mais suor para tentar anexar o Antônio Lemos as suas fileiras: O PSDB e o PMDB.

> Edmilson Rodrigues: lugar certo no 2° turno?

Até agora, arrisca-se a tese de que há uma vaga cativa no 2° turno da eleição de Belém, que é a do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), embalado no recall acumulado em dois mandatos de prefeito.

Shot016

Portanto, em não mudando os ventos, o embate deverá ser pela segunda vaga do 2° turno.

> Zenaldo e Jordy x Priante

De um lado, disputam, na mesma raia, os deputados federais Zenaldo Coutinho (PSDB) e Arnaldo Jordy (PPS). Embora a intendência do governo se deva depositar na tulha do primeiro, não é possível afirmar que o segundo não terá algum sopro governamental nas velas que desfraldar: ambos são convenientes aos atuais ocupantes do Palácio dos Despachos.

Shot003

De outro lado, na tentativa de vir a disputar o 2° turno com Edmilson Rodrigues, batendo-se com Zenaldo Coutinho e Arnaldo Jordy, está o candidato do PMDB, o deputado federal José Priante, que em todas as pesquisas já publicadas surge em segundo lugar na lide: é seu desafio, e do PMDB, manter esse degrau.

> A vitória do PMDB não é conveniente ao PSDB

Embora Priante pertença a um partido da base de apoio do governador, não deve esperar cereais da horta governamental: o PSDB não deseja ver o PMDB fortalecido com as chaves do Antônio Lemos, pois isso lhe ameaça o equilíbrio de forças para 2014.

> Anivaldo Vale, Duciomar Costa e o PT

Observe-se, todavia, a candidatura de Anivaldo Vale (PR) que tem, em tese, o suporte do prefeito de Belém, Duciomar Costa, cuja trajetória, sempre aconselho, deve ser objeto de uma tese de ciência política: nunca se aposta nele e sempre dá ele.

Shot002

O decorrer da campanha mostrará se Duciomar quer, mesmo, eleger o seu sucessor. Se assim for, Anivaldo Vale poderá capitalizar a capilaridade do seu mentor nas periferias de Belém e subtrair eleitores de Edmilson Rodrigues, que também deverá se ver às voltas com a potencialidade, ou não, da candidatura petista.

Vamos esperar a palha da cana voar, para ver se é possível ler nos estilhaços os rumos de cada um.

Comentários

  1. Pelo que oe ouço e vejo nas ruas, vão para o segundo turno Jordy e Zenaldo. Vamos aguardar, o Priante, com a administracao mediocre do PMDB em Ananindeua, nao vai fazer nem ferida como diz o feirante do ver o peso.

    ResponderExcluir
  2. O PSDB vai levar facil em Ananindeua e vai para o segundo turno em Belem. PMDB, nos principais colegios eleitorais do estado vai perder, mas vai ganhar em muitos municipios pequenos.

    ResponderExcluir
  3. Priante vai pro segundo turno com Edimilson com certeza! Zenaldo, só vota quem não conhece. Nem a mãe dele votaria nele! Jordy e sua reputação de castelo de areia, que já foi um pouco derrubado pelo caso Josy, quando começarem a aparecer os podres, cai de vez!
    Anivaldo não tem nem uma chance! Se alguem pode tirar o Priante do 2 turno é o Anderson Costa, pelo simples fato de o PT sempre ser forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, o anderson derrubou o Sonnem porque não derrubaria o Priante. Hahaha

      Excluir
  4. CABRA NO 22 OU GALO NO 50

    Caro Parsifal

    Você explicou corretamente dentro da lógica até agora mostrada pelo passado recente, pelas intenções futuras e pelas pesquisas atuais, porem alguns fatos eu acho que devem ser observados pelo inexplicável que eles demonstram!

    Jordy: Como um candidato quer vencer uma eleição desafiando e desqualificando uma estrela de seu partido no estado como esta mostrando o quadro em Curionópolis envolvendo o Salame que é candidato na vizinha Marabá, alem da demonstração de que não existe credibilidade no que fala como mostra o vídeo do plebiscito em Marabá ou a voz do defensor das crianças no áudio do abordo.

    Priante: Sua eleição seria ótimo para o PMDB porem não é boa para as atuais estrelas do PMDB, sempre fazendo acordos de maneira independente ele se transformara em um obstáculo para o projeto futuro das mesmas estrelas!

    Zenaldo: Tem tanto apoio do governador que este não fez nada para impedir que seu presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Abraão Benassuly, leva-se todos os votos e tempo na mídia do PSDC (Será que tem?) logo no inicio para o Priante pousando para fotos serem estampadas nos veículos de comunicação, seu crescimento dentro do partido é semelhante ao do Priante no PMDB!

    Edmilson : Deve e muito ao Don Dudu seu primeiro lugar nas pesquisas pelo comparativo que pode ser feito das duas gestões mas em relação aos apoiadores no segundo turno apenas o PT pode fechar com ele!

    Anivaldo: Todas as fichas sem uso do financeiro já capitalizado pelo Don Dudu serão colocadas para eleger o Anivaldo e assim garantir alguma coisa sobre para ele no seu governo e também para que não sobre para ele sem seu governo, quanto aos apoios no segundo turno é o que tem mais capacidade de reunir apoiadores dado sua credibilidade como cumpridor de acordos!

    Alfredo: O PT nessas eleições esta mais radical que o PSol porque evitou uma candidatura de consenso (Ganzer) o candidato foi na base do resultado de uma batida chapa que dividiu o partido, agora querendo unir o partido lançou uma chapa pura, contudo se saiu só quer imagina eleger só seu candidato e governar só caso ganhe.

    Eu acho que se não houver um fato novo e bastante significativo o segundo turno será entre o Anivaldo e o Edmilson, pois as outras candidaturas com exceção do PT não sendo saudáveis para seus respectivos partidos no Pará criaram o famoso corpo mole, assim certas dificuldades intransponíveis surgiram no decorrer da campanha!

    BELÉM NOVE DE JULHO DE 2012

    MCB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MCB, és péssimo em piada, péssimo na escrita e péssimo analista político!

      Excluir
    2. Esse MCB é um fanfarrão mesmo! Um brincalhão!

      ANIVALDO no segundo turno? Quem é Anivaldo Vale? QUEM??? Aposto que este galhofeiro pensava que a Valéria iria pro segundo turno com o Dudu, 4 anos atrás!

      Excluir
  5. Se a eleição for realmente para o 2º turno, o que acho dificil. Aposto que em função da propaganda na tv e dos debates quem levará a segunda vaga será o Zenaldo. Portanto, Edmilson (se não vencer no primeiro turno) e Zenaldo farão o embate final. E seja o que o povo decidir.

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que mundo vocês vivem? Zenaldo? huahauahuaha
      Deputado, esses seus leitores são mesmo uns brincalhões!

      Excluir
  6. A análise do Parsifal está perfeita.

    A disputa pela 2ª vaga no 2ºTurno será disputada entre Zenaldo, Jordy e Priante.

    Essa batalha (Zenaldo, Jordy e Priante)será cruel e acirrada, porque qualquer dos três que passar ao 2º Turno será o Prefeito de Belém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação