Alepa aprova autorizações de empréstimos

Shot009

Após procrastinações e proposição de emendas aos pedidos de autorizações de empréstimos que somam quase R$ 2 bilhões ao Governo do Estado, a Alepa aprovou hoje (16) a totalidade das autorizações.

> PT retirou emendas

A surpresa ficou por conta do Partido dos Trabalhadores que, depois de uma conversa com o governador Simão Jatene (PSDB), abriu mão da discussão e retirou todas as emendas antes propostas, que visavam, no discurso do próprio PT, e dos demais deputados, “tornar mais justa a distribuição espacial dos investimentos.”.

> Discussão substancial renunciada

A discussão de fundo, o estoque da dívida do Estado, foi posta ao largo e substituída pela realidade formal de que o Pará está aquém da sua capacidade de endividamento, podendo, portando, alongar o estoque do débito.

O secretário de Planejamento do Estado, em reunião com os deputados, cometeu um confesso que, se analisado de forma dérmica, demonstra a situação da dívida do Pará: afirmou ele que nos dois meses anteriores a sua fala, o comprometimento da arrecadação líquida com pagamento de dívidas foi de “apenas” 5%.

Um Estado cuja capacidade de investimento da arrecadação líquida (pela leitura dos últimos 4 orçamentos) é de meros 4%, o comprometimento de 5% com liquidação de parcelas de endividamento não é índice de saúde financeira e sim intervalo de compressão fiscal.

>Legislação permite endividamento inconsequente

Mas, como a legislação permite o avanço de um percentual bem maior de comprometimento do Orçamento com endividamento, pouco caso se faz com os cálculos atuariais da capacidade de pagamento.

Se a própria Previdência Social vira os ombros para cálculos atuariais por que águas um Estado como o Pará, cuja capacidade de investimento só pode ser carenada contraindo dívidas, vai se preocupar com o pagamento delas?

> Deus ajude os herdeiros das dívidas

Estamos no presente. E há aqueles que opinam que apenas esse momento importa. O futuro a Deus pertence, e, no caso em tela, que Deus ajude quem estiver dentro de casa quando o cobrador bater à porta. É evidente que terão, os herdeiros do débito, a desculpa de afirmar que devem e não negam, mas pagam quando puderem.

Se é assim, que venham mais bilhões, pois a capacidade de endividamento ainda comporta.

Comentários

  1. Ótima notícia Parsifal. Isso quer dizer que acabamos de ganhar a eleição para prefeito de Belém. Agora é colocar turma na rua que o dinheiro está garantido. Nao vai sobrar uma esquina de Belem que não tenha uma pessoa segurando uma bandeira do Zenaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exatamente assim. Entre a aprovação da autorização e a efetivação do empréstimo há um lapso mínimo de uns seis meses. Mas não creio que o Zenaldo preciso disso para a sua campanha, pois ele já tem o suficiente.

      Excluir
  2. São as mesmas regras que as financeiras usam para aprovar um crediário.Ninguém quer saber o que você vai fazer com o carro novo comprado com 10 anos de prazo e se no final dos 10 anos ainda existirá carro, somente querem saber se a prestação cabe no seu orçamento e se você está inscrito como inadimplente, passou por esse crivo, empréstimo concedido.

    ResponderExcluir
  3. Dep. sera que a retirada de emendas do PT é um acordo com o governador para tapar aquele empréstimo que deu problema no passado isso é que me faz desacreditar dessa esquerda mentirosa.

    ResponderExcluir
  4. É Parsifal, quem tem c. tem medo! Quem diria que o PT votaria um emprestimo para que o Governo Tucano possa trabalhar. Aí tem coisa...........

    ResponderExcluir
  5. UMA BOA NOTICIA HOJE SERÁ PÉSSIMA AMANHÃ


    Parsifal

    O PT em ano de eleição facilitar a vida do PSDB quando existe uma cidade em jogo no Pará, não uma cidade qualquer, se trata da capital do estado, isso não deixa qualquer um baratinado

    Essa da credibilidade a fala do político antigão Gerson Peres, em política só não se vê boi voar.

    Você sempre correto nas suas colocações colocou que tempo ainda vai rolar para o empréstimo chegar a conta bancaria do estado e seguir para distribuição, contudo acho que o anônimo da ótima noticia também esta correto, esse empréstimo é realmente uma ótima noticia.

    Não da forma que ele colocou, não que o dinheiro materializado no empréstimo chegue em tempo de ser gasto, o uso dele como uma boa noticia se fará em promessa futura do Zenaldo tipo “O governador acaba de conseguir um empréstimo acima da casa do Bilhão e sendo do meu partido se comprometeu comigo em gastar a maior fatia na cidade de Belém sob minha administração!

    Nada impede também que o Edmilson transforme o empréstimo em boa noticia dizendo que a bancada do PT que apóia sua candidatura sob sua orientação retirou suas emendas após o governador prometer usar a maior fatia na capital independente do partido do futuro gestor municipal.

    O Jatene teria coragem de desmentir qualquer um dos dois?

    Acho caro deputado que esse empréstimo conseguiu suavidade à custa do empréstimo anterior na gestão do PT.

    Você pede ajuda de Deus para o inquilino da casa na hora da cobrança, eu peço que Deus ajude a geração futura no dia da cobrança do cheque em branco que nossa geração autorizou.


    MCB

    ResponderExcluir
  6. Bom, ao menos o PT não fez o mesmo papel do Hélder, que resolveu se o pai da criança, e só conseguiu melar o processo, dai tem muita político esperando ele candidatar a governo para dar o troco.

    ResponderExcluir
  7. Parsifal, veja a noticia abaixo. Tudo isso acontecendo e o Jatene na praça dando milho aos pombos.

    Foi lançada nesta terça-feira (02), na localidade de Primavera, em Caucaia, a pedra fundamental da construção da Siderúrgica Latino-Americana S/A (Silat). “Primeiro traríamos a fabricação da placa de aço, com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que já transformamos em realidade. Em seguida, a transformação dessas placas em produto final, que é o que a Silat vai produzir aqui já na primeira fase. Estamos antecipando esse segundo momento”, comemorou o governador Cid Gomes. A indústria será implantada em uma área de 148 hectares e terá como investimento na primeira fase de implantação R$ 300 milhões, gerando 200 empregos diretos e 800 indiretos.

    O Governador ressaltou que não há região que tenha se desenvolvido plenamente sem que tivesse indústrias de base, como refinaria e siderúrgica. “Nós realizamos a um só tempo dois sonhos, uma Siderúrgica que é fundamental para que possamos evolucionar a participação da indústria na nossa economia, gerando empregos e melhoria de vida para as pessoas, e também a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que também atrairá também outros empreendimentos”, afirmou Cid Gomes. O Ceará será o primeiro estado a ter a ZPE implantada. Enquanto a CSP produzirá placas de aço, que é um bem intermediário, a Silat já vai transformar esse produto intermediário em produto acabado. “Isso é a antecipação de um efeito poderoso que um empreendimento de base como a CSP traz, ela vai atrair muitas indústrias para cá e essa é a primeira dela”, disse Cid.

    Segundo o presidente da Silat, Luiz Eduardo Barbosa de Moraes, o dever da indústria será inicialmente suprir toda a demanda de aço do Estado. “O Governo do Estado é um parceiro interessado e decidido. Estamos hoje plantando a primeira semente dessa instalação”, completou. Na Silat, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) terá participação acionária de 10%, sendo essa a primeira parceria formal em empresas que têm parcerias com o Governo do Estado

    ResponderExcluir
  8. No 1º turno a doméstica daqui de casa se vendeu por 50 pilas ao partido granado e eu não denunciei por que só soube na segunda. Mas será que adiantaria alguma coisa, sei não, tô tão discrente dos políticos que trocar ou continuar é uma escolha que o povão merece.

    ResponderExcluir
  9. Parsifal, que tal um post mostrando o que os governadores estao fazendo pelos seus estados e o que o jatene anda fazendo por aqui. Aí, daria para fazer uma comparacao se realmente o Jatene é preguisoço ou um inepto mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação