Vox Populi: Zenaldo em confortável vantagem

A manchete de hoje (18) de "O Liberal"  publica a primeira pesquisa Vox Populi sobre o 2° turno em Belém. O resultado confirma a pesquisa publicada pelo "Bilhetim", colocando o tucano Zenaldo Coutinho em confortável margem de vantagem sobre o seu opositor Edmilson Rodrigues (PSOL)

> Pesquisa estimulada:

Shot005

> Votos válidos:

Shot001

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15.10, ouvindo 800 eleitores. Está registrada no TRE-PA 00333/2012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

  1. O erro do Edmilson foi se juntar ao ptralhas KKK

    ResponderExcluir
  2. O Edmilson tinha tudo para levar esta eleição. Se juntou a estes ptralhas e deu no que deu. Por outro lado o Zenaldo se aliou ao PV, partido este que não teve votos, para que? Será que é par arrumar emprego para o Zé Carlos do PT, digo PDT, digo PV?

    ResponderExcluir
  3. Já tô até ouvindo o chororô: "Foi a máquina, foi a máquina". Kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. É Zena, zenaldo, aê...45 já! Agora Belém vai pra frente!

    ResponderExcluir
  5. Pra frente e pra dentro do abismo...

    ResponderExcluir
  6. Será que ele quer o emprego de volta ou será uma receita de remédio? As adesões "programáticas" de certos partidos ao Zenaldo beiram ao ridículo. O Presidente do PV, Zé Carlos Lima, após perder seis eleições consecutivas (Dep. Fed. pelo PT, Prefeito de Bragança pelo PT, Dep. Est. pelo PDT, Dep. Fed. pelo PV e duas vezes vereador pelo PV), em um ato desesperador, procurou o candidato tucano, mas não foi recebido. Apressadamente, fez o PV aprovar o poio a Zenaldo e divulgou na imprensa como uma isca tentando atrair a presa. Ofereceu o apoio do PV sem ser convidado. Com artimanhas de fazer inveja à Carminha de "Avenida Brasil", Zé Carlos Oportunista foi até a Avenida Nazaré atrás do Governador Jatene, no comitê de Jody, onde seria oficializado o apoio do PPS à Zenaldo. Oportunista como ele só, Zé Carlos chegou cronometradamente poucos minutos antes do governador e, como um verdadeiro Leão de Chácara, se postou na porta do comitê de forma a não dar chance de qualquer esquiva do mandatário máximo do Estado. Entretanto, a primeira investida de Zé Carlos Oportunista não teve grande sucesso. Ao chegar, como um bom político, o Governador estendeu a mão e, feito uma metralhadora giratória, cumprimentou a todos que o cercavam, quando repentinamente se deparou com a mão estendida do Zé Oportunista Carlos com seu inseparável sorriso sem graça e amarelo. Percebendo a cilada em que caíra, Jatene tentou puxar a mão, mas já era tarde, pois o Zé já havia segurado os cinco dedos do governador tentando reviver os velhos tempos palacianos. Agindo por extinto, como uma velha raposa que é, o Governador puxou a mão e rapidamente virou às costas para evitar maiores constrangimentos. Mas, o bom oportunista nunca se dá por vencido, ao perceber que não iria ser chamado à mesa das autoridades, Zé Carlos exigiu de uma assessora de Jordy para que fosse chamado à mesa, mesmo que não fosse fazer qualquer discurso. Porém, Zé Carlos não poderia entrar mudo e sair calado. Na saída, dentre as pessoas que se acotovelavam para se aproximar do Governador, lá estava Zé Carlos parecendo uma fã enlouquecida confundindo Jatene com Nilson Chaves. Quando finalmente se deparou com Jatene, Zé Carlos, meio trêmulo, lhe entregou um bilhete dizendo "Governador gostaria que lesse este bilhete". Atônito, Jatene balançou a cabeça positivamente, pois nada tinha a fazer. Todos então passaram a se perguntar: O que será que está escrito na quele bilhete? Será que Zé Oportunista Carlos quer o seu emprego de volta de Chefe da Casa Civil? ou será um pedido de uma simples receita de remédio?

    ResponderExcluir
  7. Belém vai ser deixada pelo Duciomar, que foi eleito com o apoio do Jatene, na beira do abismo. Mas graças ao Zenaldo, Belem vai conseguir dar um passo a frente. Kkkkk Afunda Belem, chama Zenaldo aêê! Kkkk

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá, Zenaldo!!! Vamos passar dos 50%!!!

    ResponderExcluir
  9. Deputado Parsifal,

    O efeito Zenaldo Prefeito representa um fator degenerativo para a sustentação política do Pmdb. A polarização da RMB toda tucana, nos quebra ao meio, talvez devamos analisar e refletir melhor sobre isso, apesar que o desencato da escolha de priante em nada pode interferir na escolha do eleitor belenense, que converge para Zenaldo 45. Claro que o Pará não se resume a RMB, no entanto a visibilidade política repousa na capital, é Deputado talvez a estrategia do Pmdb não fora tão pensada como eu achara!?

    Arthur Cezar Anaissi de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PMDB jamais precisou da Prefeitura de Belém para ter sustentação política e nunca apostamos que ganharíamos a eleição aqui, pois nas capitais é improvável para um grupo que não detenha poder central vencer eleição.
      Em política não existe estratégia certa ou errada e sim resultados péssimos, regulares, bons e ótimos. A estratégia municipal do PMDB sempre foi lançar candidatos em todos os municípios, inclusive na capital, e depois contar o número para avaliar o grau de aproveitamento.
      Não dê tanta importância à Belém, pois as zonar metropolitanas são terra de ninguém em pleitos eleitorais onde a votação não se concentra por orientação partidária e sim por pulverização de vontades pessoais do eleitor.
      Os rumos do PMDB não mudam porque a prefeitura de Belém ou de outras cidade da área metropolitana foram conquistadas pelo PSDB e nem ao PSDB pode preconizar nada porque ele tem a prefeitura de Belém.
      O importante para o partido é que em todos os quadrantes do Pará temos bases estruturadas: de Castanhal alcançamos o Nordeste todo, de Altamira o Meio Oeste e Transamazônica, de Xinguara o Sudeste, de Tucumã o Sudoeste, de Santana do Araguaia o Sul. E observe que, embora haja prefeituras que não aparecem na sigla, elas são também ponto de apoio peemedebista, como Marabá, sede de todo o polo Sul do Pará, cujo prefeito eleito, do PPS, tem alinhamento irrestrito conosco.
      Portanto, o PMDB não está quebrado ao meio: estamos inteiros, firmes, e como dizia o Hélio Gueiros, tinindo para o que der e vier. A nossa pulverização como o partido de maior capilaridade no Brasil é o que nos mantem inteiros, ou, com certeza, os que desejam nos aniquilar já teriam, mesmo, nos quebrado.

      Excluir
    2. Mas o senhor não acha, Deputado que o fato de o PSDB conseguir as prefeituras de três cidades conurbadas que sozinhas têm dois milhões de habitantes do estado não o fortalece para 2014?

      Se Jatene lutou tanto por isso, algum valor isso deve ter, concorda?

      Posso estar a me enganar, mas parece que o senhor faz pouco caso do peso que uma Região Metropolitana transformada em uma cidadela tucana possa ter daqui a dois anos, caso Zenaldo realmente vença.

      Além disso, acredito que o PT buscará uma reconstrução no Pará em 2014, com Lula de cabo eleitoral

      Excluir
    3. Claro que prefeituras com peso específico alto fortalecem a estrutura partidária, mas estrutura partidária fortalecida não significa retorno político eleitoral automático. Em política os fatores não são aritméticos e dependem de índices que mudam de humor 3 vezes por dia (no café da manhã, no almoço e no jantar).
      O Duciomar apoiou a Ana Júlia e ela não venceu. Veja então: o prefeito de Belém e a governadora do Estado perderam a eleição juntos.
      O governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab apoiam o Serra e o Haddad vai ganhar a eleição.
      Você acredita que se Edmílson vencesse em Belém e apoiasse um candidato do PSOL para governo ele ao menos passaria para o segundo turno?
      Portanto, não se trata de dar pouca importância a região metropolitana, mas de dar a ela o peso específico que tem e em matéria politico eleitoral, como eu já lhe disse, zonas metropolitanas são terra de ninguém, onde todo mundo pousa, amesenda-se e serve-se à vontade não interessando quem é o senhorio.
      Essa é a tal de política.

      Excluir
    4. Tudo bem Deputado, mas o senhor tem que lembrar que tanto Ana Julia como Kassab chegaram ao final de seus mandatos muito mal avaliados, o que até agora não foi o caso de Jatene (e antes que o senhor diga, não, não sou do PSDB, eu apenas quero entender melhor esses mecanismos).

      As pesquisas o colocam como um governador bem avaliado (até agora), e contra ele vejo apenas a questão do plebiscito nas regiões separatistas, porque na RMB isso é um benefício a mais para ele.

      Outra coisa que eu noto é a falta de nomes dos outros partidos para 2014: Será que Helder Barbalho vai se lançar já ao governo? Chicão não conseguiu sequer criar um 2 turno em Ananindeua, Priante ficou em quarto lugar aqui, perdeu os votos dele para o Jefferson Lima.
      O PT também, não acho que Ana Julia vá tentar o governo, e também não vejo Paulo Rocha fazendo isso. Um nome novo talvez? O PT tentou um nome novo em Belém e foi um fiasco total com Alfredo

      É por isso que continuo achando que num ambiente desses, os ganhos do PSDB (se Zenaldo vencer, é claro) foram grandes

      Excluir
    5. O FHC tinha 87% de aprovação no final do seu governo e não elegeu o Serra. O Jatene tinha 78% de aprovação no final do governo dele e não elegeu o Almir: o povo preferiu a Ana Júlia, imagine...
      Winston Churchill, no final da Segunda Guerra, condecorado como herói mundial (e ele mereceu, pois resistiu sozinho, por dois anos, os ataques de Hitler contra a Inglaterra) foi rechaçado pelos ingleses nas urnas (ele diz que os ingleses estavam tão agradecidos a ele que resolveram manda-lo ele descansar).
      Duciomar Costa, três meses antes de começar a campanha pela sua reeleição, era tido como leproso por todos os políticos do Pará: reelegeu-se.
      O deputado Tião Miranda (PTB), tinha, 2 meses antes das eleições, 68% de intenção de votos e o deputado João Salame (PPS) tinha apenas 7%. Esse último se elegeu com 57% dos votos. O mesmo ocorreu em Castanhal, com o deputado Marcio Miranda, líder do governo na Alepa e o considerado morto Paulo Titan.
      O que quero lhe dizer é que para cada ponto colocado pela sua argumentação há outro ponto a favor da minha e vice-versa, então não podemos montar um equação para racionalizar isso, pelo simples fato de que a politica não é uma ciência exata e estar sujeita ao humor do eleitor.
      A política, meu caro, não é para os fracos: ou você entra ou não entra. Ficar fazendo contas é para empresários, comerciantes, marreteiros e mascates. Se você tiver coragem, disposição e capacidade de fazer os enfrentamentos políticos os resultados aparecerão. Se não aparecerem, tente de novo.
      O PMDB está estruturado para uma candidatura própria e tem candidato competitivo, então debalde são as contas de quem está forte ou fraco, pois há uma decisão: disputar. Caso se logre êxito, houve o resultado, caso não se logre êxito, respire fundo e parta para a próxima.
      Quem faz conta não entra em política e se começa a fazer depois de ter entrado fica morrendo de vontade de sair, mas aí é tarde.

      Excluir
  10. Estou intrigado, porque a pesquisa refere-se a um "Levantamento" entre os dias 14 e 15/10 e somente publicada em 18/10, a de São Paulo foi efetuada entre os dias 15 e 17/10 e divulgada no dia 17/10. Será que ocorreu algum problema na tabulação ou as negociações foram exaustivas ? É vou esperar a próxima (acho) que Zenaldo cairá 5 pts e Edmilson subirá 6 pts... mesmo FILME.

    ResponderExcluir
  11. Quando o Zenaldo sair desse debate da RBA a primeira coisa que ele vai dizer é: voces anotaram a placa? Se fosse um UFC, o Ed seria o Anderson Silva, o Zenaldo o Sonnen.

    ResponderExcluir
  12. em tucurui o PMDB morreu. o que Vossa Excelencia ira fazer pra renascer o partido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe você deseje se filiar e contribuir com o renascimento. Será bem-vindo.

      Excluir
  13. O PSDB "nunca erra" em suas alianças eleitorais. Impressionante! Inclusive quando alias-se com traficantes (do Aurá, Marituba e igarapé Miri), escravagista, radialista oportunista e pedófilo

    ResponderExcluir
  14. Não quero puxar brasa pro peixe de nenhum dos candidatos. Mas na minha avaliação o Edimilson foi menos pior que o Zenaldo no debate da RBA.

    ResponderExcluir
  15. No debate, o Edimilson, as vezes, perde pra sua brabeza, mas é convicto. O Zenaldo mantém mais a calma, mas não tem firmeza e acaba enrolando.

    ResponderExcluir
  16. No debate da RBA, o Edimilson poderia perguntar ao Zenaldo se o intituto Helena Coutinho poderia ser mais um órgão da prefeitura, caso esse ganhasse.

    ResponderExcluir
  17. Para tudo, essa pesquisa foi realizada dias 14 e 15? Dia 14 foi o Círio? Dia que a cidade recebeu como visitante o dobro de seus habitantes? Sinto nas ruas que o Zenaldo tem uma leve diferença em relação a Edmilson agora convenhamos, não é toda essa diferença e fazer pesquisa durante o Círio não é justo pra nenhum candidato.

    ResponderExcluir
  18. Para o 15:54 e 18:06- No debate hoje da RBA,consegui ver o PILATOS que não assume nada de nada,não vou perder meu tempo. Temos ou não responsabilidades das mazelas que acontecem ao nosso redor... CUIDADO que se vcs persistirem na Individualidade poderão pagar por isto.... não esqueço que viver em sociedade é pensar coletivamente... mas, se não entendeu... esquece. só espero que outros individualistas não lhes lembrem do que é a falência da sociedade. voto edmilson

    ResponderExcluir
  19. Mano, o cara foi da juventude malufista, porradeiros doidos, drogados, égua morrendo e aprendendo este Zenaldo é pior doque o Jarbas Passarinho... Filhote da Ditadura e que ainda querem nos enganar... morte a ditadura ..... Fora Zenaldo,... égua e eu ia votar nele..

    ResponderExcluir
  20. a eleição aqui e em sp ja acabou parem de se estressar com quem ganhou debate etc etc etc!!! zenaldo e haddad ganharam queiram ou não!!!

    ResponderExcluir
  21. Parece que a situação hoje não é mais esta, vamos esperar para conferir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação