Eu acredito é na rapaziada…

Há muito eu não via no Brasil tão admirável persistência como a dos manifestantes paulistas (os cariocas também foram às ruas) contra o aumento das passagens na capital.

Shot003

Eles conseguiram, logo no primeiro dia da jornada, unir o PT ao PSDB: o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), lembrando que ambos são governo, desceram os cassetetes na criançada.

Shot008

Ontem (13) na marcha desde o Teatro Municipal até a Avenida Paulista, que se acabou tornando na Praça Tahrir de S. Paulo, o enorme efetivo da PM, com balas de borracha e gás lacrimogênio, bloqueou a subida da Consolação.

Shot009

Nessas horas ocorre aquela mágica que conecta seres humanos que se unem em uma só causa e os mais de 10 mil manifestantes se espalharam pelas centenas de travessas de Higienópolis.

Shot011

Shot013

Uma hora depois eu vibrei quando a polícia corria feito louca tentando fechar as esquinas que derramavam gente na Paulista: destarte as bombas e balas de borracha, a meninada venceu.

Shot014

No meio da turba sempre haverá os que quebram vidraças, chutam lixeiras, jogam coquetel Molotov (uma das minhas frustrações é nunca ter jogado um coquetel Molotov na polícia: eu vou ter que inventar isso pros meus netos) e distribuem socos e pontapés em quem estiver fardado pela frente, mas os críticos disso querem o que? Ou acham que a alternativa seria colocar algumas mocinhas com rosas na mão na comissão de frente e o batalhão de choque pronto recuaria para a banda passar?

Shot012

Alguns argumentam que por trás dos jovens estão partidos políticos, interesses escusos et caterva. Conversa: pode até ser que aqueles interesses embarquem no movimento, mas não são eles que lhe dão ignição, quando muito, surfam na onda.

Shot007

O fato é que isso se chama democracia na sua mais pura e bruta concepção e é ótimo ver que o jovem brasileiro ensaia lutar por uma causa.

Como eu já estou velho e covarde, tudo o que eu consigo fazer nessas horas é torcer e segurar o choro, lembrando aquele samba do Gonzaguinha, “E vamos à luta”, que diz assim na primeira estrofe:

“Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão”

O Gonzaguinha era um gênio.

Comentários

  1. Parsifal;

    É bom para acordar as pessoas, embora não tão justificável em razão de serem apenas mais 2X20=40, ou quando muito 4X20= 80 centavos/dia.

    ResponderExcluir
  2. João Farias14/06/2013, 10:04

    Seria muito mais interssante que esses baderneiros se reunissem para protestar contra a ROUBALHEIRA dos POLÍTICOS, contra os DESMANDOS DO PODER PÚBLICO e coisa e tal.Mais não, saem destruindo, quebrando, pichando prédios publicos e privados, em uma manifestação meramente POLÍTICA.
    Eu lamento saber que o Deputado Parsifal, esteja aí a defender esses VÂNDALOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não defendo vândalos e sim movimentos sociais. Os vândalos que se inserem no meio deles precisam ser punidos. Talvez você seja jovem e não viu que foram movimentos como esses que ajudaram a conquistar a democracia no Brasil o que proporcionou a mim ter esse blog e escrever sem censura e a você fazer comentários sem censura. Naquela época, nós éramos, também, chamados de vândalos por quem defendia a ditadura.

      Excluir
  3. Também acho um absurdo fazer um quebra-quebra desses por causa de 0,20 a mais nas passagens. Explico: O Brasil precisa de protestos sim, mas existem coisas mais importantes e não tem o mesmo empenho de tais "manifestantes". Porque não saem as ruas para cobrar punição para políticos corruptos, criminosos em geral (sobretudo aqueles que tem grana e por isso não ficam presos), em defesa de um salário mínimo mais digno, contra os gastos exorbitantes dos políticos brasileiros, contra a falta de investimentos em setores cruciais como Saúde, Segurança e Educação, contra aumento de combustíveis, energia elétrica, etc, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem as suas prioridades e as suas causas. A deles é vinte centavos, se a sua é salário mínimo melhor e estancar os gastos exorbitantes de políticos, tente fazer como eles: inicie uma mobilização. Eles conseguiram, por vinte centavos mobilizar mais de 10 mil pessoas e ser notícia no mundo inteiro. Se você conseguir fazer igual terá resultados talvez melhores pois a sua causa é mais abrangente.

      Excluir
    2. Da sua posição é muito fácil falar isso. Fique no lugar do prefeito ou do governador de São Paulo e veremos se mantém o discurso. Qualquer grupo que faz uso da violência e do quebra-quebra para conquistar seus objetivos, pra mim já perdeu a razão. É muito fácil colocar a culpa na PM, afinal de contas já existe um preconceito contra policiais mesmo, e colocar a culpa no governo é mais fácil ainda. A grande maioria das pessoas que estão participando votaram em Haddad ou em Alkimin, ou nos dois, assinaram uma procuração para que os mesmos governassem em seu nome, devem cobrar dos mesmos nas urnas e não fazendo delinquências.

      Excluir
    3. Caro NILL, 0,20 pra quem não tem é muito imagine um desempregado tendo que procurar emprego e não tendo recurso para bancar as passagens em busca de emprego, se o desempregado tiver que pegar quatro ônibus por dia, serão a mais por dia 0,80 multiplique isso por 6 meses ( 3 bancados pelo seguro )e 3 meses sem subsidio tempo para arranja um emprego, o custo adicional seria de 48,00 no final de 3 meses. pra quem tem 1.000 esse valor talvez não faça diferença,e pra quem não tem? os amigos manifestante não estão pensando só nele e sim no coletivo,parabenizo e o ato de vandalismo muitas das vezes são levados por emoções primitivas aguçada, por conta do autoritarismo de "PM DESPREPARADOS', vamos apoia los, não existe vitórias sem luta, !!! não se preocupem com os estragos eles tem como repara los, vão usar o dinheiros que sobra nos cofres públicos, ou vc duvida disso.

      Excluir
    4. A sua proposição está absolutamente equivocada. O movimento ocorrido ontem, segundo a PM, teve cerca de 10 mil participantes. A própria PM declarou que os que provocaram atos de vandalismo, e foram presos, foram 60 pessoas, ou seja, bem abaixo da estatística usual nessas ocorrências que chegam a 10%, por isso a PM dispõe para a guarda um contingente de 5% do número calculado de componentes das passeatas.
      Acusar os 10 mil manifestantes de vândalos e baderneiros por 60 vândalos e baderneiros que se infiltraram no movimento seria a mesma coisa que eu acusar os pastores evangélicos de serem estupradores porque um deles está preso acusado do crime ou chamar (como alguns fazem)todos os padres de pedófilos porque alguns pedófilos são padres. Isso é inferência absurda e por isso deve ser desconsiderada.
      Em momento algum do texto foi colocado culpa de qualquer coisa na PM. A PM fez o seu trabalho: tentou dispersar a marcha e reagiu, e prendeu, quem se excedeu e é claro que no meio dessas escaramuças, um ou mais soldados tenham se excedido o que não autoriza dizer que a PM se excedeu.
      Você comete outro equívoco grave ao achar que quando você vota abre mão dos seus direitos e os entrega ao eleito para que esse faça o que bem entender e só poderá mudar a procuração na próxima eleição.
      Absolutamente não. Você elege representantes seus e precisa vigia-los de perto e reagir a qualquer bobagem ou mau uso da procuração, pois você é um cidadão e cabe a você o controle social. É exatamente quando o cidadão não se importa e acha que a sua única obrigação na democracia é votar, que os eleitos também não se importam e fazem o que bem entender porque foram eleitos.
      Quanto mais vigilante o cidadão e mais cioso dos seus direitos, mais vigilante e mais cioso dos seus deveres estará o representante dele.
      Por trás dos centavos aumentados nas passagens de ônibus está bilhões que entram nos cofres do empresários do setor que alimentam a corrupção na administração pública. Tanto Haddad quando Alckmin receberam os empresários de ônibus para acertar o aumento. Por que não recebem os estudantes para explicar o porque foi vinte e não 10 ou 5 centavos?
      O meu discurso será sempre o mesmo. Quando fui prefeito recebi todos os movimentos vindicatórios e eu mesmo (jamais mandei secretários) negociava com professores, estudantes e quem mais quisesse falar comigo. A isso dá-se o nome de democracia e só sabe o que isso vale quem já viveu sem ela.

      Excluir
    5. Pô, Nill. Se tu passa procuração e vai pra casa o problema é teu. Eu não passo procuração p nenhuma. Eu só voto e se o cara faz m eu berro pra ver se ele se alinha.

      Excluir
    6. R$0,20 vezes 10 milhões de pessoas por dia, indo e vindo, dá quanto mesmo por dia? E os empresários de ônibus, coitadinhos, tão tudo probrezinhos...

      Excluir
    7. Estão fazendo grandes progressos. Fazem a merda de colocar o cara lá depois ficam fazendo beicinho. Kkkkkkk

      Excluir
    8. É, caro Nill teu outro discurso numa das postagem anterior mostra quem tu és,só para te lembrar e mostrar o quanto tu és mentalmente afetado.
      "Anônimo12 de junho de 2013 14:16
      Votei em Simão Jatene por duas vezes e em Zenaldo, mas começo a acreditar que o PSDB já perdeu a chance que lhe dada para governar esse estado e a capital. Como não voto no PT/PMDB e nem no PSOL, pelo jeito não terei candidato nas próximas eleições, pelo menos por enquanto. É uma vergonha o que políticos fazem com nosso estado, tem dinheiro de sobra, mas é mal administrado. Quando vai aparecer um caboclo corajoso e fazer o Pará crescer e se desenvolver como acontece com a maioria dos estados dessa nação?

      Nill"
      Agora vem com este discurso de cobrar se tu mesmo disseste que votou duas vezes no Jatene e no zeraldo e com certeza deve ter votado no dudu.Devemos cobrar de quem? Dos políticos corruptos e incompetentes?Bom ,também acho!Mas também temos que cobrar dos cúmplices que, por "ingenuidade" ou mau caratismo, se identificam com estes e acabam votando neles.Você não parece ser uma pessoa ingenua para passar uma procuração para indivíduos como Jatene e Zenaldo.E outro detalhe a questão não está mais em 0,20 centavos se você não percebeu o movimento já incorporou outras bandeiras e logo logo chegará aqui,pois estes procuradores teus Jatene e Zenaldo, estão destruindo como gafanhotos estas paragens.E vens com essa bazófia de cobrar nas urnas dos políticos corruptos,Aff!

      Teu amigo amado Cap. Ludogero

      Excluir
  4. Patricia Bittencourt Neves14/06/2013, 13:00

    Vejo essas mobilizações não apenas pelos R$0,20 ou outras dezenas de centavos, mas a intolerância da população para a crise de mobilidade que assola o país. Em abril, o IPEA publicou artigo em que em nossas capitais é onde a população mais demora para chegar ao trabalho. Lideram o ranking São Paulo e Rio com tempo em média de 43 minutos, ficando atrás apenas de Xangai, com 50 min. Recife e Distro Federal ficaram à frente de capitais como Nova York, Tóquio e Paris e por aí afora...a mesma pesquisa aponta que tem havido piora no transporte urbano de nossas cidades e a população que vai pagar pela ineficiência dos gestores??A falta de planejamento e investimentos no setor geraram esta situação, vide BRT/Belém...por isso considero a manifestação legítima.

    ResponderExcluir
  5. Por falar em mobilidade um dos motivos de insatisfação da população que ao chegar além do horário perde salário, quero perguntar: Quem foi o gênio da estupidez, que instalou essas lombadas eletrônicas ou que nome tenha na Almirante Barroso.
    Parsifal mais uma vez te cumprimento pela visão limpa para enxergar o momento presente.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Parsifal. Mais uma vez você me surpreende positivamente. Dificilmente podemos ver um texto desse, assinado, de um político de um partido como o seu. Você prova que é uma pessoa que circula com desenvoltura em todo o espectro da política e elogia e critica na hora certa, sem poupar nem o seus e uma pessoa assim deve ser respeitada.

    ResponderExcluir
  7. E nós estamos pela aí....!

    ResponderExcluir
  8. Se você estiver sendo sincero - sabe cumé, a gente tem sempre que desconfiar de políticos - parabéns.

    ResponderExcluir
  9. O fato da polícia ter prendido apenas 60 pessoas não quer dizer que eram apenas 60 pessoas os desordeiros. Existiam muito mais e é fácil chegar a essa conclusão quando se assiste aos noticiários. Volto a colocar minha linha de pensamento que não é contra o protesto em si, mas critico essas mesmas pessoas que estão lá e não protestam contra coisas bem mais importantes nesse país. O Brasil continuará um país corrupto porque a maioria da população pensa "pequeno". Querem radicalizar por causa de 20 centavos e não querem fazer o mesmo por causa de bilhões em impostos que todos nós pagamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como fizeram um auê nacional e internacional com a questão dos cachorrinhos de Santa Cruz do Arari e não disseram nada sobre a questão das últimas 25 mortes de bebês na Santa Casa de Misericórdia do Pará.

      Excluir
    2. Que tal você começar.

      Excluir
  10. Quem depende de transporte público nesse país sabe que não são "apenas" 0,20. Sabe sim, que o preço aumenta, mas a qualidade é cada vez pior. Quem sai de casa cedo, tomado banho e arrumado para trabalhar, chega imundo no seu local de trabalho. Sem falar das inúmeras demissões que ocorrem por conta de atrasos. Eu tenho carro mas sei do que falo. Já andei de ônibus no passado e por isso sou generoso com os funcionários da minha loja. Alguém precisa levar o transporte público a sério, já passou do ponto.

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Belém o prefeito pinóquio e dublê de ator, anunciou uma nova frota de ônibus, mas o que constatamos no dia-a-dia são sucatas imundas que transformam o trânsito e a vida dos usuários num inferno. Só quero ver de quanto vai ser o proximo reajuste da tarifa de ônibus e se a juventude de Belém, e região metropolitana, irá ficar sofrendo calada ou irá à luta. Chega de viver como carneiros, como gado!

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito também na rapaziada.Mas acredito mais no senador "totó do rominho". Este sim, fala somente a verdade. A culpa é do Ministério Público Federal em não acreditar no senador Tapioca e no seu mais novo Poderoso Chefão. O descaminho italiano.

    ResponderExcluir
  13. http://www.youtube.com/watch?v=8_3F88uPef4

    ResponderExcluir
  14. João Farias15/06/2013, 15:52

    Quero ver o que o Deputado vai achar do próximo protreto dos delinquentes. Já estão se organizando, PT, PC do B e outros para fazer protestos contra o governador de São Paulo. Esse é o modus operandi do PT.Quero ver de que lado o deputado Parsifal ficará.
    Estou aguardadndo para ver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação