Almir Gabriel apresentou um Fausto ao Pará

Shot 015

Na postagem “Drops de Araçá”, entre malcriações de tucanos que desejam passar fita adesiva na boca de quem lhes ousar tisnar as plumas, um comentário anônimo, pela propriedade e articulação do texto, mereceu vir ao FrontPage.

Ei-lo abaixo:

linha

“A disparidade na distribuição do orçamento estadual, é uma crítica que pesa contra o governador Simão Jatene, porque sempre existiu e porque milhares de vezes já foi (ou deveria ter sido denunciada), porém até hoje sem nenhum efeito prático. Mais transparente que o atual governador impossível. Só a burrice e a alienação de muitos se recusam a enxergar o que cada um perdeu.

Jatene sempre fez política em cima de compromissos com pessoas e com segmentos fortes da economia. Ultimamente, por necessidade, seguiu a inspiração petista, e incrementou o assistencialismo pré-eleitoral com o 'cheque moradia', um instrumento ambivalente que por muito tempo reforçou o caixa do segmento comercial com atividade clandestina de 'factoring', no que parece estar sendo copiadíssimo por Zenaldo Coutinho.

A milionária armação de marketing político em 2014 convenceu mais uma vez os eleitores do benefício das 'grandes obras por todo canto que se ande no Pará'; na verdade investimentos aplicados em áreas que ganharam proposital visibilidade (como uma dúzia de cerejas misturadas num pudim sem leite e sem açúcar) não importando que haja pouca ou nenhuma sinergia com ações públicas há muito esperadas para amenizar o universo de problemas de cada setor envolvido. Neste aspecto, Jatene não conseguiu imitar o PT nacional, que apesar de atolado até a barba na corrupção, promoveu de fato melhoria de vida para a base da pirâmide social no Brasil, mesmo que se desconsidere o bolsa família. Principalmente na área da educação profissionalizante e superior.

Fazem companhia ao baixo amazonas e ao sul do Pará:

(1) Os doentes egressos do H. Metropolitano, os quais, passada a euforia de haverem sobrevivido, descobrem que o estado não tem nada para lhes oferecer em termos de recuperação da fala, da consciência, dos movimentos, das incontinências, etc.;

(2) Os doentes de neoplasias que precisam de medicamentos caros e procedimentos curativos de alta complexidade que lhes darão esperança de vida;

(3) Jovens estudantes que não encontram escolas modernas, nem escola integral, nem escolas profissionalizantes com oferta de módulos para as profissões emergentes, diminuindo-lhes as chances de acesso ao emprego;

(4) Servidores públicos sem valorização desde janeiro de 1995 quando Almir Gabriel inaugurou a era tucana, salvo por um breve tempo, quando Ana Júlia recuperou parte das perdas salariais;

(5) Artistas locais;

(6) Pequenos agricultores; etc., etc., etc.

Os pernoites nas calçadas se tornaram mais frequentes e obrigatórios ao cidadão pobre em busca de consulta com médico especialista que confiou na promessa feita na campanha do governador e na campanha do prefeito da capital - que garantiam que isto seria acessível 24hs em todos os postos de saúde.

Pacientes do PSM continuam morrendo sem que procedimentos de alta complexidade sejam disponibilizados a eles, ex: a hemodiálise, que Jatene diz haver zerado o déficit. O estado e o município não estão preparados para suprir uma grande perda, que ocorre lenta e gradualmente pela aposentadoria e/ou morte de médicos especialistas federais há muito cedidos às unidades locais (1990).

Promessas de ajuda estadual ao baixo amazonas e ao sul do Pará foram remetidas ao orçamento do 'Brasil do futuro'; 'cerejas' foram jogadas por lá (não esqueçam e não sejam ingratos).

Serão mais 4 anos iguaizinhos aos 16 já vividos. O 'talentoso técnico' que Almir Gabriel apresentou a sociedade como 'o homem que iria alavancar o progresso do Pará', está mais para um 'Fausto' cuja fama e fortuna em nada o acrescentaram em humanismo e competência para resolver problemas regionais. Apenas mais uma raposa política, cujo maior mérito foi conseguir o aparelhamento geral do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual, através da troca de favores e do nepotismo cruzado com o executivo estadual, revelando uma subserviência inédita e que agride a quem tenha o mínimo de visão, entendimento e bom senso."

linha

Comentários

  1. gostei muito do texto copiei e coloquei no meu face...infelizmente o atrazo do estado é considerável..e se falando da cidade de Belém apesar de ser prioridade nos investimentos o que nos mostra de bom para a população ?....olho para todos os lados e nada vejo! alguém que esteja vendo nos mostre por favor!

    ResponderExcluir
  2. “As leis e as salsichas, é melhor não saber como são feitas.” (Otto Von Bismarck).

    ResponderExcluir
  3. Pois é.....mas o cara só foi candidato a Governador do Estado. E por três vezes. Apoiado pelo governador de então, sem apoio de ninguém: nem de governador, nem de prefeito e nem presidente da república e a reeleição. Diziam que era um poste, mas ganhou três vezes contra o PT e os sabichões da política.
    Vão procurar o que fazer ...

    ResponderExcluir
  4. O povo está vendo. Acabou de dizer isso com a reeleição de Jatene .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As grandes obras", equívocos, desinformação e manipulação eleitoral no Pará.

      Quase toda semana são publicados na imprensa casos de acidentes náuticos próximos a capital. Só este ano foram duas trombadas com a ponte do Moju, destruindo facilmente uma das 'grandes obras do governo', que deveria ter sido erguida com todas as especificações técnicas de qualidade e segurança, porém sequer as 'defensas' (proteção levantada ao redor dos pilares para lhes proteger contra choques mecânicos) foram incluídas no projeto.

      Os acidentes revelam outra mazela muito frequente: embarcações pilotadas por curiosos não habilitados, alcoolizados, portadores de transtornos mentais, ora com o agravante de excesso de passageiros, ora utilizando equipamentos velhos, 'engalicados' e desfalcados, revelando a ausência do papel fiscalizador do governo do estado e de outras instituições. Ainda em relação aos frequentes acidentes, é incrível como acontecem tão próximo ao porto de Belém e nenhuma comunicação, nenhum socorro lhes é prontamente prestado, ficando cada um entregue a sua própria sorte, como no naufrágio mais recente na baía do Guajará, em que os náufragos que não tinham a menor aptidão física para nadar não resistiram a distancia de 400 metros que os separava da ilha de Cotijuba.

      Mas se por um lado a navegação fluvial está beirando o caos, o governo criou o Terminal Hidroviário para passar uma impressão de que tudo vai bem. Mas... e a segurança das viagens? Qual a certeza que o passageiro tem, de que o barco não vá afundar 200 metros a frente do terminal por causa da ausência de um piloto de verdade, de equipamentos em bom estado de funcionamento, etc; e na hora do pânico venha a descobrir que não haviam equipamentos de salvatagem a bordo, e que ninguém apareceria para lhe prestar socorro? Afinal o que é mais importante para mim, para você e para o governador?

      Excluir
  5. É bom lembrar que o Fausto na lenda alemão fez um pacto com o demônio Mefistófeles, para ter riquezas , poderes e outros do gênero. O pior é que é baseada na história de um médico e mago. Meu caro é muita coincidência ou realidade.

    ResponderExcluir
  6. O irônico é que boa parte dessas colocações cabem a Dilma e o Lula

    ResponderExcluir
  7. pra frente jatene !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação