Santo Antônio

Shot 002

Um dos santos mais populares do Brasil tem o dia de hoje (13 de junho) dedicado à ele: Santo Antônio.

Embora Santo Antônio jamais tenha carregado o Menino Jesus, a figura do careca descalço com a Criança no colo é a imagem que está presente em grande parte dos lares católicos do Brasil.

Antônio, na verdade, nasceu Fernando, em Lisboa, Portugal, em algum ano entre 1191 e 1195, daí ser chamado de Santo Antônio de Lisboa, e morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, ao que também se deve ser chamado de Santo Antônio de Pádua.

Embora tenha vivido a maior parte da sua vida religiosa, e morrido como um Frei Franciscano, ele iniciou sua formação religiosa com os Agostinianos, pregando em Portugal, na França e na Itália.

Antônio foi contemporâneo de outro religioso famoso que se tornou santo da Igreja Católica, Francisco, fundador da ordem dos Franciscanos.

A maior fama de milagres creditados a Santo Antônio, e pelo que mais ele é clamado, são os casamentos, por isso é tido como “o santo casamenteiro”, mas no mundo católico universal é padroeiro, idem, dos amputados, animais, estéreis, idosos, pescadores, grávidas, barqueiros, marinheiros, pobres, viajantes, pescadores e agricultores… mas no Brasil, claro, a maior fama que ele tem é de casamenteiro.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação