Aquarela do Brasil

O Instituto Paraná Pesquisas publicou ontem (8) uma pesquisa feita entre 28 de fevereiro e 2 de março, sobre a percepção do brasileiro frente à Operação Lava Jato e, pela primeira vez, tanto quanto eu tenha visto, auscultou a intenção de votos no ator principal da operação, o juiz Sergio Moro, caso ele decida se candidatar à presidência.

A pesquisa não confronta uma virtual candidatura de Moro com outros nomes, apenas pergunta a opinião do entrevistado sobre a possibilidade.

Alguns resultados da pesquisa:

1. De uma maneira geral, o(a) Sr(a) acredita que as investigações que estão ocorrendo na Operação Lava Jato estão sendo positivas ou negativas para o país?

Shot

2. O(a) Sr(a) acredita que depois da Operação Lava Jato, a corrupção no Brasil irá aumentar, diminuir ou continuará como está?

Shot 001

Neste ponto (2) é peculiar observar que a maioria dos brasileiros (53,6%) ainda acredita que, mesmo com as dessecações da Lava Jato, a corrupção continuará como está no Brasil. Estou inserido nestes 53,6%, antes porque a questão não é, principalmente, pessoal, mas sistêmica. Ou mudamos o sistema político ou a corrupção, que já está entranhada na forma, continuará em processo de osmose com o conteúdo do pacote. Se mudássemos o sistema e apurássemos os mecanismos de controle, a endemia ainda duraria uma década, ou mais, para ser debelada.

3. Em sua opinião, como terminará a Operação Lava Jato: (as respostas foram estimuladas)

Shot 003

Este quadro (3) revela que a maioria dos brasileiros, com variações de graus, acredita que haverá punição, pois os que acreditam que “acabará em pizza” (38%) são menos do que aqueles que acreditam que haverá punição (59,1%).

4. O Sr(a) considera que o PT, ou seja, o Partido dos Trabalhadores, é o único partido culpado pelos escândalos envolvendo a Lava Jato e a Petrobrás?

Shot 006

5. O Sr(a) conhece ou já ouviu falar, mesmo que de no nome, no Juiz Sergio Moro que está comandando a Operação Lava Jato?

Shot 007

Aos que disseram que conhecem ou ouviram falar do juiz Sergio Moro (74,1%) a seguinte pergunta foi feita:

6. Caso o Juiz Sergio Moro viesse a se candidatar a Presidente da República o Sr(a) diria que: (as respostas foram estimuladas)

Shot 008

Interessante observar nesse quadro (6), em se considerando a altíssima exposição positiva de Moro, a baixa intenção firme de voto por ele obtida (16,5%). Esse percentual é, todavia, maior do que o maior percentual alcançado pelo ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, ao se cogitar evento similar para ele, o que é índice de que o eleitor ainda opta pelo político tradicional na hora da eleição.

Para quem nunca exerceu cargos eletivos, e nada tem de negativo sendo noticiado contra, a rejeição de Moro (29,3%), é alta.

7. Diante de tudo que vem sendo investigado com relação ao Sr(a) Lula e a família dele, o Sr(a) diria que os fatos que estão sendo apurados são verdadeiros ou se trata de perseguição contra o ex-Presidente?    

Shot 009

A pesquisa foi concluída dois dias antes da condução coercitiva de Lula, portanto não alcança a repercussão do evento. Todavia, confere-se que a grande maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente incorreu nos crimes dos quais está sendo investigado, o que diverge absolutamente do resultado divulgado em 07.03, na pesquisa do Vox Populi, que apurou em 57% o percentual que acredita na inocência de Lula. Como o Vox usou o método de captação pela internet, com alta margem de erro, e o Paraná Pesquisa usou o método tradicional, obedecendo as médias ponderadas de campo em todo o território nacional, não há dúvida de que o ponteiro da credibilidade se volta incondicionalmente para o seu resultado.

8. O ex-Presidente Lula acabará sendo preso nas investigações que estão ocorrendo contra ele?

Shot 010

Em se considerando que a condução coercitiva, embora de natureza jurídica diversa de qualquer modalidade de prisão, de fato, não deixa de ser uma temporária privação de liberdade, intui-se que foi uma surpresa para o brasileiro, o evento contra Lula, pois 63,1% não acreditava que as investigações da Lava Jato poderiam na situação em que se viu.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.022 eleitores em 160 municípios de 24 estados, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. A margem de erro estimada da pesquisa é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%.

A pesquisa completa pode ser lida aqui.

Comentários

  1. é nobre ex deputado , parece me que mascara ta caindo. Aécio foi citado de novo. a imprensa deu tanto credito a Delcidio e agora falam que o cara e falastrão rsrsrsrs.que não convence a opinião publica é pq só o pt tem seus nomes nas manchetes com estardalhaço.tudo muito suspeito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação